UFTM 2020: Inscrição para Processo Seletivo de Refugiados

A UFTM divulgou processo de seleção para preenchimento de vagas adicionais em cursos de graduação presencial da UFTM, ingresso 2020.

A seleção é exclusiva para candidatos que comprovem a situação de refugiado, por meio de atestado emitido pelo Conare – Comitê Nacional para os Refugiados e que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente.

Vagas oferecidas

A UFTM oferecerá 28 vagas adicionais para o primeiro semestre letivo de 2020 nos dois campi, em Uberaba e Iturama.

Inscrições

A inscrição dos candidatos às vagas será efetuada exclusivamente pela internet, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos últimos seis anos, ou seja, ENEM 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019. Serão aproveitados os resultados do ENEM cujos registros constem na base de dados do MEC.

No ato da inscrição, o candidato deverá utilizar a melhor pontuação obtida, devendo, para tanto, proceder à indicação do ano de realização do ENEM no campo próprio do Formulário de Inscrição.

As inscrições para o processo de seleção serão realizadas de 7 a 30 de janeiro de 2020, em duas etapas:

a) atestado de comprovação da situação de refugiado emitido pelo Conare – Comitê Nacional para os Refugiados.

b) documentação comprobatória de conclusão do Ensino Médio ou equivalente, acompanhada de Parecer de Equivalência emitido pela Secretaria de Estado de Educação, caso os estudos tenham sido realizados fora do Brasil.

Quando não for possível a apresentação de documentos comprobatórios de sua escolaridade; será permitida a comprovação por outros meios de prova em direito permitidos, inclusive mediante atestado fornecido pelo Conare, em conformidade com os artigos 43 e 44 da Lei 9.474/97.

Classificação e resultado

A classificação dos candidatos se dará pela ordem decrescente da média aritmética das notas obtidas nas áreas do conhecimento do ENEM, de uma das edições dos últimos seis anos.

O resultado preliminar da seleção será divulgado por número de inscrição no dia 11 de fevereiro de 2020, no sítio www.uftm.edu.br. O resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro de 2020.

Mais detalhes nos editais:

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.