UFSCAR abre inscrições para refugiados, ingresso 2020

A UFSCar divulgou  edital de seleção para ingresso de pessoas em situação de refúgio nos cursos de graduação presenciais; ofertados nos campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino, cujo ingresso de estudantes será em 2020.

Classificação de Candidatos

Para participar da seleção, é necessário apresentar resultado em alguma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir do ano de 2015. Pessoas em situação de refúgio que não tenham participado de nenhuma edição do Enem devem realizar a inscrição para as provas de 2019 do Exame; no site enem.inep.gov.br, até o dia 17 de maio.

Inscrição

Para fazer a inscrição no processo da UFSCar, também é preciso que o candidato comprove a condição de refugiado; por meio de atestado emitido pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare); órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça.

A documentação completa exigida no edital deverá ser enviada por meio dos Correios; para a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da Universidade, até o dia 16 de setembro de 2019.

Na ficha de inscrição deverá ser informado o número de inscrição no Enem e também a opção de curso escolhida entre as 65 ofertadas pela UFSCar. Os candidatos concorrem a uma única vaga adicional em cada curso.

Esta será a 12ª edição consecutiva da seleção específica para ingresso na UFSCar de pessoas em situação de refúgio; que foi implementada a partir do que prevê o Estatuto dos Refugiados, a Lei 9.474/97.

Maiores informações poderão ser obtidas no edital e em contato com a Coordenadoria de Ingresso na Graduação (CIG) da UFSCar, no Fale Conosco ou pelo telefone (16) 3351-8152.

Fonte UFSCAR

2 comments… add one
  • Oi sou uma refugiada queria solicitar para um dos cursos messa faculdade mas nao sei como que vou enviar o formulário que eu preenchi. Por favor me informe como que vou enviar o formulário e pra qual endereço que vou o certificado de ser uma refugiada. Obrigada

    • Rosangela Quinelato Link Reply

      Hafsa, dê uma olhada no edital, pois nele há todas as informações. Ao dispor.

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.