IFRO abre inscrições para mais de 3.000 vagas, ingresso 2019

IFRO abre inscrições para mais de 3.000 vagas, ingresso 2019
5 (100%) 2 votes

O IFRO abre inscrições para mais de 3.000 vagas para ingresso em 2019; distribuídas em 33 cursos nos nove campi do Instituto.

Veja outros vestibulares abertos

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente online; no período de 19 de outubro a 30 de novembro 2018, no site do IFRO (//selecao.ifro.edu.br/index.php/unificado).

Não há cobrança de taxa de inscrição ou matrícula para participar do Processo Seletivo Unificado 2019/1.

 Classificação de Candidatos

Conforme edital, a nota final, utilizada para classificação, é obtida a partir das notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com o nível de ensino, constantes no boletim escolar oficial; Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente, inseridas pelo próprio candidato no ato da inscrição.

Ainda conforme o edital, o sistema de seleção informatizado calcula uma média geral para cada candidato inscrito. E, conforme as médias geradas, o sistema também gera a classificação geral dos candidatos; respeitando-se a reserva de vagas (Ações Afirmativas/Cotas Sociais).

Documentos

Para efetuar a inscrição serão necessários os seguintes documentos: CPF (necessariamente o número do candidato e não dos pais); documento oficial de identificação com foto; e o Boletim Escolar Oficial do Ensino Fundamental ou Médio, Histórico Escolar do Ensino Fundamental; ou Médio ou documento escolar oficial equivalente.

Novos Cursos

Dentre os novos cursos ofertados estão o Curso Superior de Tecnologia (CST) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Ariquemes; Medicina Veterinária e Técnico em Agronegócio, no Campus Jaru; e, Ciências Biológicas e Química, no Campus Guajará-Mirim.

Resultado

O resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro de 2018; e as matrículas dos aprovados iniciam no dia 7 de janeiro de 2019. A previsão de início das aulas é dia 4/2/2019.

Cursos e campi

Ariquemes

São ofertadas 440 vagas, distribuídas nos cursos técnicos em Agropecuária (Integrado), Alimentos (Integrado); Manutenção e Suporte em Informática (Integrado) e Aquicultura (Subsequente); além dos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo); Ciências Biológicas (Licenciatura) e Engenharia Agronômica (Bacharelado).

Campus Cacoal

São 400 vagas oferecidas nos cursos técnicos em Agroecologia (Integrado), Agropecuária (Integrado e Subsequente) e Informática (Integrado); e também nos cursos superiores de Agronegócio (Tecnólogo); Geografia (Licenciatura); Matemática (Licenciatura) e Zootecnia (Bacharelado).

Campus Colorado

São oferecidas 356 vagas no curso técnico em Agropecuária (Integrado) e cursos de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) Gestão Ambiental (Tecnólogo); Engenharia Agronômica (Bacharelado) e Zootecnia (Bacharelado).

Guajará-Mirim

São 220 vagas ofertadas neste PSU divididas entre os cursos técnicos em Biotecnologia (Integrado); Informática (Integrado) e Informática – EJA (Integrado); além das graduações em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Química (Licenciatura).

Jaru

São 280 vagas oferecidas nos cursos técnicos em Agronegócio (Subsequente), Alimentos (Integrado); Comércio (Integrado); Segurança do Trabalho (Integrado e Subsequente); além do curso superior em Medicina Veterinária (Bacharelado).

Ji-Paraná

São 320 vagas ofertadas em Ji-Paraná, as quais estão divididas nos cursos técnicos em Florestas (Integrado); Informática (Integrado); Química (Integrado) e cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo); Engenharia Florestal (Bacharelado) e Química (Licenciatura).

Porto Velho

No Campus Porto Velho Calama são 520 oferecidas nos cursos técnicos em Edificações (Integrado); Eletrotécnica (Integrado); Informática (Integrado); Química (Integrado); Manutenção e Suporte em Informática (Subsequente) e cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo); Engenharia Civil (Bacharelado); Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) e Física (Licenciatura).

Em Porto Velho, no Campus Zona Norte, estão sendo ofertadas 120 vagas no curso técnico em Administração (Subsequente); e nos cursos de graduação em Gestão Pública (Tecnólogo) e Redes de Computadores (Tecnólogo).

Vilhena

são 400 vagas oferecidas nos cursos de Edificações (Integrado); Eletromecânica (Integrado e Subsequente); Informática (Integrado) e cursos superiores nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo); Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) e Matemática (Licenciatura).

Ações afirmativas

De cada curso ofertado, são destinadas 50% (cinquenta por cento) das vagas ao sistema de Ações Afirmativas/Cotas Sociais; sendo reservadas aos alunos que tenham cursado integral e exclusivamente o Ensino Fundamental ou Médio na rede pública de ensino. A distribuição das vagas cumpre o estabelecido na Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio (Ações Afirmativas/Cotas).

Mais informações nos editais:

Acesse o edital dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio;

Acesse o edital dos Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio;

Acesse o edital dos Cursos de Graduação.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.