IFMA aplicará provas para 36.461 candidatos, veja a concorrência

As provas do Seletivo 2019 para os cursos técnicos do Instituto Federal do Maranhão serão aplicadas no próximo domingo, 2 de dezembro; em 27 cidades.

Veja outros vestibulares abertos

Concorrência IFMA 2019

O IFMA recebeu inscrições de 36.461 candidatos para um total de 6.600 vagas.

O campus com maior concorrência foi São José de Ribamar, com 1.574 inscritos para 120 vagas; o que representa uma concorrência de 13.12 por vaga.

Em seguida, vem São Luís-Monte Castelo, que tem 8.772 candidatos para 770 vagas, cuja concorrência é de 11.39 pessoas por vaga.

Em terceiro lugar está o Campus Avançado Rosário, com 1.004 inscrições e 120 vagas, com concorrência de 8.37 candidatos por vaga.

Em quarto, o Campus Bacabal tem 1.374 inscritos para 200 vagas, o que gerou uma relação de 6.87 candidatos por vaga.

Em quinto lugar está o Campus Itapecuru, que tem 815 candidatos inscritos e 120 vagas ofertadas, o que equivale a uma concorrência de 6.79 candidatos por vaga.

Cursos mais concorridos

Conforme informações do IFMA, dos cinco cursos mais concorridos, quatro são do Campus São Luís-Monte Castelo: Técnico em Informática (modalidade integrada), o primeiro mais concorrido, com 37.93 inscritos para cada vaga; Técnico em Segurança do Trabalho (modalidade subsequente), o segundo, com 28.50 candidatos por vaga; Técnico em Edificações (modalidade subsequente); em terceiro, com 22.50 por vaga; e Técnico em Comunicação Visual (modalidade integrada), em quinto, com concorrência de 17.37 por vaga. A exceção é Técnico em Administração (modalidade integrada) do Campus Avançado Rosário, que tem a quarta maior concorrência, com 17.40 candidatos por vaga.

Provas IFMA 2019

No dia da prova, os portões serão fechados às 13h (horário local). A prova terá duração de quatro horas e terá 40 questões de múltipla escolha; sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática.

Recomendações aos candidatos

No domingo, dia da prova, recomenda-se que o candidato compareça com, no mínimo, uma hora de antecedência. Outra recomendação importante é que os estudantes visitem o local de prova com antecedência para evitar imprevistos.

No dia da prova, é necessário levar o documento de identidade (RG) original ou documento oficial de identidade com foto; e caneta esferográfica azul ou preta transparente.

Resultado

Conforme edital, o resultado tem previsão de divulgação para 09 de janeiro de 2019, no portal do IFMA.

Sistema de cotas

Em cada curso, 50% das vagas serão destinadas aos candidatos egressos de escola pública. Dessas vagas, metade serão reservadas aos candidatos com renda familiar bruta igual; ou inferior a um salário mínimo e meio per capita; e a outra metade será reservada aos candidatos com renda familiar bruta superior a um salário mínimo e meio per capita.

Das vagas de cada grupo, 77% delas serão reservadas para os que se declararem pretos, pardos e indígenas. Conforme o sistema de cotas, a porcentagem a ser aplicada para pretos, pardos e indígenas deve seguir os dados do censo do IBGE. Realizado em 2010, o último censo informa que esse índice populacional no Maranhão é de 77%.

O Instituto reserva ainda, em cada curso, 5% das vagas para candidatos com deficiência.

Maiores informações poderão ser adquiridas no Edital do IFMA 2019.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.