IFSuldeMinas lança 500 vagas para seleção EAD 2018-2

IFSuldeMinas lança 500 vagas para seleção EAD 2018-2
5 (100%) 1 vote

O IFSuldeMinas, Instituto Federal do Sul de Minas,  divulgou edital referente ao processo seletivo de dois novos cursos superiores gratuitos, cujo ingresso será no segundo semestre de 2018.

Vagas oferecidas

Ao todo, são ofertadas 500 vagas para Licenciatura em Pedagogia com ênfase em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica (Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados).

Os cursos serão oferecidos na modalidade de educação a distância nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do sul de Minas e contarão com encontros presenciais; que ocorrerão em fins de semana previamente agendados (um por mês), no polo indicado pelo candidato no momento da inscrição.

Cursos:

-Licenciatura em Pedagogia com Ênfase em Educação Profissional Tecnológica

São ofertadas 60 vagas para cada um dos polos UAB localizados nos municípios de Campo Belo, Ilicínea, Monte Sião, Paraisópolis e Santa Rita de Caldas, totalizando 300 vagas. O curso tem duração de quatro anos; requer a conclusão do Ensino Médio e têm ênfase em Educação Profissional e Tecnológica.

-Licenciatura em Educação Profissional Tecnológica (Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados)

O curso tem como requisito a conclusão de um curso superior, possui duração de dois anos e confere ao diplomado a formação pedagógica necessária para atuar como professor na Educação Profissional e Tecnológica. Ao todo, são disponibilizadas 200 vagas; sendo 40 para cada polo UAB: Campo Belo, Monte Sião, Paraisópolis, Passos e Santa Rita de Caldas.

Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até às 23h59 do dia 31 de agosto. Os candidatos deverão acessar a página https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/; utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário; além de responderem ao questionário socioeconômico, cujo preenchimento é obrigatório.

Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30; que deverá ser efetuado até 03 de setembro.

Isenção da taxa de inscrição

O candidato que possuir renda por pessoa da família igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiver concluído o ensino médio em escola da rede pública; ou com bolsa integral em escola da rede privada; poderá solicitar a isenção da taxa de inscrição do processo até o dia 13 de agosto.

Para isso, o interessado deverá encaminhar à Diretoria de Ensino a Distância do IFSULDEMINAS; pessoalmente ou via Correios, o requerimento específico preenchido; e a documentação comprobatória de vulnerabilidade socioeconômica solicitada.

O candidato deverá realizar sua inscrição até o dia 31 de agosto de 2018, sob pena de ter seu pedido desconsiderado e aguardar o resultado. Caso o pedido seja DEFERIDO ou ACEITO; o candidato não precisará fazer o pagamento. Caso o pedido seja INDEFERIDO ou NÃO ACEITO; o candidato deverá imprimir a GRU, conforme item 4.5 e pagar a taxa de inscrição.

Resultado da Isenção

A lista de candidatos contemplados com a isenção da taxa de inscrição será divulgada a partir do dia 17 de agosto.

Ações afirmativas

Do total de vagas ofertadas; 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o ensino médio/ensino fundamental em escolas públicas; respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais.

Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo.

Seleção

O processo de seleção não contará com provas, sendo realizado por meio da avaliação do Histórico Escolar dos candidatos; considerando as notas obtidas em Língua Portuguesa e Matemática durante a escolarização correspondente (item 9). De 04 a 12 de setembro; uma comissão constituída por portaria fará a verificação da documentação encaminhada pelos candidatos.

Inscrições Deferidas e Classificação Parcial

A partir do dia 06 de setembro, será a divulgada a relação de inscrições deferidas e indeferidas. A classificação parcial está prevista para ser publicada a partir de 13 de setembro. No dia seguinte à publicação, os candidatos poderão interpor recursos.

Matrículas/Início das aulas

Os candidatos aprovados e classificados dentro das vagas disponíveis deverão realizar sua matrícula no POLO escolhido; conforme cronograma a ser publicado após o processo seletivo.

O início das aulas está previsto para o dia 20 de outubro de 2018, com um encontro presencial inaugural nos pólos de oferta; com presença obrigatória de todos os selecionados.

Outras informações estão disponíveis no Edital IFSuldeMinas cursos EAD 2018-2.

0 Comentários… add one

Deixe um Comentário