A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ofertará 100% das vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o ingresso nos cursos de graduação da Universidade, em 2021.
UFSCAR Sisu
A grande maioria das vagas para os cursos de graduação da UFSCar é preenchida por meio do Sistema de Seleção Unificado (SiSU). O SiSU é o sistema informatizado do MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os candidatos com melhor classificação no ENEM são selecionados de acordo com suas notas no exame. As inscrições serão realizadas após a divulgação do resultado do Enem 2020.
A sistematização das chamadas e todos os procedimentos do ingresso são de responsabilidade da Universidade, e desta vez serão realizados virtualmente, para maior segurança de servidores da Universidade e ingressantes. Em 2020, a UFSCar ofertou 2.893 vagas pelo SiSU, sendo que 2.776 foram preenchidas nas 5 chamadas realizadas no processo de ingresso.
Presencial ou Remoto?
De acordo com a proposta de retorno às atividades presenciais apresentada recentemente pelo Ministério da Educação, bem como as dúvidas e inseguranças geradas, o Conselho Universitário não tomou decisões específicas, porém a universidade emitiu a seguinte declaração: “A UFSCar continuará seguindo as orientações de segurança, conforme a indicação das autoridades competentes, de modo a preservar a saúde de estudantes, servidores e colaboradores. As decisões quanto ao formato das aulas continuarão sendo tomadas pelos cursos e conselhos superiores, conforme previsto na autonomia universitária”.
Edital Sisu 2021
Em breve o MEC divulgará o edital do Sisu 2021 com maiores informações relativas à seleção de candidatos.