Sisu UFG cursos, vagas e como participar

A UFG, Universidade Federal de Goiás aderiu ao SiSU em 2014, com oferta de vagas, para os dois semestres letivos, apenas na primeira edição do Sistema. A universidade passou a selecionar estudantes, por meio das notas do Enem, via Sistema de Seleção Unificada

A UFG não participa da segunda edição do SiSU e todas as vagas da instituição (para ambos os semestres letivos) são ofertadas somente, na primeira edição do Sistema.

Ao se inscrever para a  UFG, por meio do Sisu, o candidato precisa observar se o curso desejado tem ingresso no primeiro semestre, no segundo ou em ambos; já que não é permitido ao estudante escolher o semestre de ingresso.

Campi

Apesar de as universidades federais de Jataí (UFJ) e de Catalão (UFCat) já terem sido criadas e separadas da UFG, as vagas para essas unidades ainda são elencadas entre as vagas da Federal de Goiás, portanto são oferecidas oportunidades em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Goiás, Catalão e Jataí.

Vagas e cursos

Geralmente, são oferecidas mais de 6 mil vagas nos dois semestres. Na edição de 2020 SiSU, por exemplo, a oferta da UFG foi de 6.519 vagas distribuídas em 150 cursos de graduação, sendo 220 oportunidades para o curso de Medicina.

A UFG, por critérios técnicos da instituição, alguns cursos oferecidos não utilizam o SiSU como forma de seleção para ingresso de seus estudantes.

Os cursos não contemplados por meio do SiSU são:

  • Libras (vagas exclusivas para candidatos surdos – UFGInclui);
  • Licenciatura em Educação no Campo/Regional Goiás;
  • Licenciatura Intercultural;
  • Música (Canto, Composição, Educação Musical, Ensino do Canto, Ensino do Instrumento Musical, Instrumento Musical e Regência;
  • Cursos ministrados na modalidade à distância (EAD).

A seleção de candidatos para os cursos de graduação em licenciatura em Educação Intercultural e em licenciatura em Educação do Campo, respeitadas as especificidades dos respectivos públicos-alvos, avalia as condições e os demais critérios fixados em edital próprio.

A seleção de candidatos para os cursos de graduação que exigem Verificação de Habilidades e Conhecimentos Específicos (VHCE), como Música, usa a nota do Enem, mas sem aderir ao SiSU, sendo o mesmo critério para cursos à distância.

Notas e pesos

Para concorrer a um curso da UFG pelo SiSU é necessário se inscrever na edição do primeiro semestre, geralmente em janeiro, no site oficial do SiSU.

A UFG não exige nota mínima no Enem para os candidatos se inscreverem, mas é necessário não ter obtido pontuação zero em nenhuma das provas do Exame, incluindo a redação.

A universidade adota pesos diferenciados entre as provas do Enem para o cálculo da pontuação do SiSU. Por exemplo, a prova de Ciências da Natureza tem um peso maior para cursos da área da Saúde, como Medicina.

Cotas

A UFG cumpre o que estabelece Lei nº 12.711/2012, conhecida também como Lei de Cotas, que determina que 50% das vagas oferecidas anualmente, nos cursos de graduação, sejam reservadas para candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Há vagas reservadas a candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio público.

Podem concorrer ainda às cotas candidatos que obtiveram certificação do ensino médio por meio do Enem; pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja); ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Estudantes que tenham cursado qualquer parte do ensino médio em escola particular não têm direito a cota.

Resultado

O resultado da primeira chamada cabe ao SiSU divulgar em seu próprio site, com as respectivas datas de matrículas.

Após o resultado da 1ª chamada, o candidato não aprovado, que desejar participar das chamadas subsequentes para os cursos de graduação da UFG deverá, obrigatoriamente, manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Sistema; ao se inscrever dentro dos prazos determinados no próprio site do SiSU.

As chamadas subsequentes realizadas pela UFG são divulgadas pela Universidade, sendo responsabilidade dos candidatos interessados acompanhá-las.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.