Sisu 2022: Quais os documentos para a matrícula?

O MEC divulgou a data do resultado do Enem 2021, previsto para 11 de fevereiro de 2022, e de acordo com as regras, a inscrição para o Sisu 2022 será logo após a liberação das notas do Exame.

Os estudantes que pretendem se candidatar ao Sisu 2022 deverão organizar a documentação referente à matrícula, pois o processo seletivo acontece em um período curto, sendo essencial uma organização prévia da documentação, com objetivo de não ser prejudicado, no momento em que o resultado for divulgado.

Sisu 2022: Matrícula dos candidatos

As instituições receberão a documentação dos candidatos, seja virtualmente ou presencialmente, de acordo com o cronograma do Sisu 2022, e geralmente o prazo para matrícula é pequeno, que pode durar em média quatro dias. Veja abaixo a documentação básica para a modalidade Ampla concorrência:

  1. Certificação de Conclusão do Ensino Médio emitida pela Secretaria Estadual de Educação ou órgão equivalente;
  2. Histórico Escolar completo do Ensino Médio ou equivalente;
  3. Certidão de Nascimento ou Casamento;
  4. Cédula de Identidade;
  5. Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  6. Comprovação de cumprimento das obrigações militares, para indivíduos do sexo masculino, maiores de 18 (dezoito) anos;
  7. Título de Eleitor e comprovantes de votação (ou Certidão de Quitação Eleitoral), para maiores de 18 anos;
  8. Comprovante de residência;
  9. Três retratos 3×4 recentes coloridos, sem carimbo;
  10. Cartão de vacina atualizado;
  11. Formulários de matrícula devidamente preenchidos e assinados,
    conforme modelo de Ficha de Matrícula e Requerimento de Matrícula.

Política de Cotas

A documentação acima refere-se à modalidade de ampla concorrência, pois os documentos variam de acordo com a modalidade de vaga oferecida na Universidade. No termo de adesão das Instituições, ou no respectivo site, estão especificados os documentos necessários, de acordo com a modalidade de vaga oferecida.

Modalidades de Vagas/concorrência

Veja abaixo as modalidades de vagas/concorrência que cada Instituição poderá oferecer. Para cada modalidade há uma documentação específica para a matrícula, que deverá ser conferida pelo estudante previamente.

  • A0: Ampla concorrência.
  • L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº
    12.711/2012).
  • L5: Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº
    12.711/2012).
  • L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas
    públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
  • L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.