Notas de Corte do Sisu 2022 são liberadas pelo MEC

As notas de corte do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022/1 foram liberadas para consulta na madrugada desta quarta-feira, 16 de fevereiro.

Elas referem-se a um balanço parcial com base no primeiro dia de inscrições e os valores podem ser alterados até o fim do prazo para cadastro no SiSU, ou seja, às 23h59 da próxima sexta-feira (18). Elas podem ser conferidas por meio do site do MEC.

Conforme regulamento, a nota de corte do SiSU é a média do último colocado dentro do número de vagas de cada curso/modalidade, e serve de parâmetro para que os candidatos tenham noção de quanto é preciso para ingressar na graduação pretendida. Ela é composta pela média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, levando em consideração os pesos (importância) que cada área do conhecimento tem para a graduação escolhida. Por isso, ela é variável e o cálculo é realizado pelo próprio sistema da seleção.

Por ser uma relação definida pela quantidade de vagas e número de candidatos que se inscrevem para elas, a nota de corte costuma subir até o fim do período das inscrições do SiSU.

O candidato que estiver dentro do ponto de corte durante o período de inscrições do SiSU não tem garantia de vaga. A aprovação será confirmada após o encerramento do prazo. No caso do SiSU 2022/1, o resultado será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 22 de fevereiro.

SiSU 2022/1 inscrição

As inscrições do SiSU 2022/1 estarão disponíveis até sexta-feira, 18 de fevereiro, às 23h59. De acordo com o regulamento, os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso/turno/instituição, observando a modalidade de concorrência (sistema universal, lei de cotas ou ações afirmativas) e ordem de preferência.

O candidato poderá fazer alterações de opções de curso/instituição/turno/modalidade dentro do prazo de inscrições. Além disso, é possível acompanhar o balanço parcial que o MEC divulga diariamente com a colocação de cada candidato e as notas de corte.

Matrícula

Os aprovados na chamada regular terão que se matricular no período de 23/02 até 8 de março.

O candidato que não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá manifestar interesse pela lista de espera de 22 de fevereiro a 8 de março. Em 10/3, a lista será repassada para as instituições e elas serão responsáveis pelas chamadas seguintes.

A oferta do SiSU 2022/1 é de 222 mil vagas em 6.146 cursos, graduações que estão disponíveis em 125 instituições públicas de ensino superior, das diversas regiões brasileiras.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.