Enem: Proposta de redação Rumos da educação brasileira

Enem: Proposta de redação Rumos da educação brasileira, tema em discussão pela sociedade, pois os resultados do Pisa não são satisfatórios e o ensino cada vez mais deficitário.

A proposta relacionada abaixo foi elaborada pela Unicentro, edição 2015-2

Enem: Proposta de redação Rumos da educação brasileira

O País amarga 38º entre 44 países, de acordo com levantamento da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Brasil decepcionou mais uma vez no Pisa, avaliação internacional que mede diferentes competências de jovens nas salas de aula.

Em um ranking de 44 países, o País ficou em 38º lugar, segundo relatório divulgado ontem pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O Pisa – tradicionalmente voltado para as áreas de Leitura, Matemática e Ciências – buscou avaliar as habilidades dos estudantes para resolver em computadores problemas de lógica e raciocínio, em que os métodos de solução não são óbvios.

Os testes, feitos com 85 mil alunos de 15 anos de idade em 2012 por todo o mundo, traziam questões ligadas à vida prática, como comprar bilhetes em uma máquina, operar um MP3 Player e encontrar a menor distância entre dois pontos. Para a OCDE, a importância de medir as habilidades deve-se à crescente demanda do mercado por profissionais criativos.

Em 2003, o Pisa já havia medido competências para resolver problemas complexos. A comparação dos dados, porém, é difícil, por causa da diferença entre as questões feitas com lápis e papel e os testes pelo computador. O resultado do Brasil, de 428 pontos, ficou abaixo da média da OCDE, de 500. No topo do ranking, ficaram países asiáticos como Cingapura, Coreia do Sul e Japão.

De seis níveis de dificuldade nas perguntas, só um a cada dez brasileiros conseguiu atingir o nível quatro. Do total de alunos do País, 47,3% tiveram desempenho pífio – entre os níveis um e dois. Na média, porém, o Brasil apresentou desempenho melhor na solução de problemas do que países com resultados similares em Ciências, Matemática e Leitura. Entre as habilidades tradicionais, a desenvoltura em Matemática é a que mais pesa nos testes de solução de problemas. A OCDE também apontou que o currículo das escolas e a formação dos professores são essenciais para desenvolver as competências. “Não é um tipo novo de questão, mas os professores ainda têm dificuldades em usá-lo”, afirma o professor da Faculdade de Educação da USP, Ocimar Alavarse. “Isso ocorre porque eles também não aprenderam dessa maneira”. Segundo o especialista, o aluno brasileiro está, na média, dois anos atrasado em relação ao nível de ensino esperado para a sua faixa etária.

Em dezembro, o Pisa também colocou o Brasil entre os piores do mundo em Educação. Entre 65 nações, o País ficou em 58º em Matemática, 55º em Leitura e em 59º em Ciências. O Pisa é aplicado a cada três anos para alunos entre 15 e 16 anos de idade em países da OCDE, considerados de primeiro mundo, e de convidados, como o Brasil. A cada edição do exame, uma área é enfatizada – Matemática foi o foco em 2012.

(VIEIRA, V. Brasil é um dos Últimos em Teste que Avalia a Capacidade de Resolver Problemas. Disponível em: . Acesso em: 14 abr. 2014.)

Após a leitura dos textos e baseado em seus conhecimentos; redija um texto argumentativo-dissertativo; na norma-padrão da língua portuguesa; levando em consideração os aspectos positivos e negativos a respeito do tema:

Os rumos da educação brasileira frente aos resultados do Pisa divulgados pela mídia nacional.

Dicas Redação Enem

A redação do Enem é um texto argumentativo-dissertativo; e exigirá que o candidato apresente bons argumentos para o problema levantado pela comissão organizadora.

A redação é uma importante etapa do Enem; e o treino será uma das melhores estratégias para elaborar um bom texto.

A leitura e o treino serão importantes aliados para melhorar sua escrita e sua argumentação para essa importante etapa do Enem.

Acesse o que é cobrado no Enem?

Como a Redação do Enem é corrigida?

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

Notas do corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Para que serve o Enem?

-Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

-Veja Redações  notas mil no Enem;

-Acesse Redações nota 1000 Enem 2016.

Dicas de Estudos Enem e Vestibulares

Dicas para prova de Ciências da Natureza;

Desastre Ambiental da Barragem de Mariana;

Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana;

Dicas de Química para a prova do Enem;

Dicas de matemática para a prova do Enem;

Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis  em várias universidades, centros universitários e faculdades.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.