Unicamp 2019 cobra questão sobre minhocas em quadrinhos de Garfield

(Unicamp/2019) Nos quadrinhos a seguir, o personagem Garfield questiona
a relevância ecológica do animal representado à direita.
Assinale a alternativa que descreve corretamente aspectos zoológicos e ecológicos referentes a esse animal.
A) As minhocas são invertebrados do filo dos anelídeos, possuem corpo celomado e segmentado, convertem detritos ingeridos em matéria orgânica e melhoram o arejamento do solo.
B) As cobras-cegas são vertebrados do filo dos anelídeos, possuem corpo pseudocelomado e reprodução sexuada, são predadoras de pragas agrícolas e melhoram o arejamento do solo.
C) As cobras-cegas são invertebrados do filo dos cordados, possuem corpo celomado e não segmentado e são capazes de controlar ervas daninhas, pois consomem suas raízes.
D) As minhocas são invertebrados do filo dos anelídeos, possuem pseudoceloma e reprodução assexuada, são predadoras de pragas agrícolas e melhoram o arejamento do solo.

Resolução:
As minhocas são animais invertebrados pertencentes ao Filo Annelida. São animais protostômios, celomados, metamerizados (corpo segmentado) que se alimentam de detritos e eliminam resíduos ricos em matéria orgânica, útil à agricultura. Além disso, cavam galerias no solo facilitando a infiltração de água, além de melhorar o arejamento.
Resp.: A

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.