Questão comentada sobre transporte pela membrana

(UFPA) Observe o esquema abaixo.

O esquema demonstra um processo de transporte de substâncias através de uma biomembrana. É correto afirmar que esse processo demonstra o/a
A) transporte ativo de sódio e potássio realizado com freqüência por uma ATPase de membrana plasmática, com finalidade de criar diferenças elétricas entre as superfícies externa e interna da membrana.
B) processo de difusão facilitada de íons sódio e potássio com função de igualar as cargas elétricas tanto no ambiente interno da célula quanto no meio extracelular.
C) transporte iônico comum da membrana mitocondrial externa, necessário para induzir déficit de pressão de difusão (DPD) de cargas, a qual é importante para o processo de fosforilação oxidativa do ADP em ATP.
D) ação de um canal iônico ativado pela presença de ATP, com finalidade de igualar a concentração de prótons entre citoplasma e meio extracelular para diminuir a pressão osmótica da água.
E) co-transporte ativo de sódio e potássio dependente de níveis de ATP, que tem a finalidade de diminuir a concentração de solutos no citoplasma e evitar a entrada excessiva de água e glicose.

RESOLUÇÃO:
O esquema mostra um tipo de transporte pela membrana com a participação de uma proteína transportadora e com gasto de ATP, o que caracteriza um transporte ativo.
No caso acima, esse transporte proporciona uma diferença de cargas entre as duas faces da membrana, imprescindível à ocorrência de certos processos celulares como, por exemplo, a condução de impulso nervoso.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre membrana plasmática, da UFRR 2016
Questão comentada sobre iontoforose, do Enem 2009

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.