Questão resolvida sobre ondulatória, da Unioeste

(Unioeste/2019) No dia 27 de julho deste ano de 2018, aconteceu um fenômeno celeste denominado de “Lua de Sangue”. Considerado o eclipse lunar com maior duração já ocorrido no século 21, o fenômeno acontece devido à luz do Sol, que é refratada pela atmosfera da Terra e chega à superfície da Lua no espectro do vermelho (REVISTA GALILEU, 2018). Sobre o fenômeno dos eclipses, a propagação da luz e as cores dos objetos, assinale a alternativa CORRETA.
(Fonte: REVISTA GALILEU, Lua de Sangue: por que o eclipse será o mais longo do século? Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/07/lua-de-sangue-por-que-o-eclipse-sera-o-mais-longo-doseculo. html. Acesso em: 20 de agosto de 2018

A) O eclipse lunar ocorre quando a Lua se encontra entre o Sol e a Terra, em perfeito alinhamento, projetando sua sombra sobre a superfície do planeta.
Eclipses são fenômenos que acontecem como consequência imediata do princípio de propagação retilínea da luz.
O fenômeno da interferência explica a decomposição da luz branca nas diversas cores que formam o espectro da luz visível quando essa atravessa a atmosfera terrestre.
Dentre as cores visíveis, a vermelha é a que possui maior energia, por isso ela consegue atravessar a atmosfera terrestre e atingir a superfície da Lua durante o eclipse.
No fenômeno da “Lua de Sangue”, a Lua absorve apenas a frequência do vermelho e reflete as demais frequências da luz solar.

RESOLUÇÃO:
O eclipse da Lua ocorre quando a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua. Nesse caso, a Lua entra primeiro no cone de penumbra da Terra e depois na região de sombra da Terra.
Esses cones de sombra produzidos são consequência da propagação retilínea da luz (ver figura abaixo).

Fonte: http://efisica.if.usp.br

Cabe ainda ressaltar que a decomposição da luz branca ao atravessar a atmosfera é devida ao fenômeno da refração.
Dentre as cores do espectro, a cor violeta é a que apresenta maior energia, enquanto a cor vermelha (com maior comprimento de onda) é a de menor energia.
No caso da Lua de Sangue, a luz vermelha é refletida pela lua.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre ondulatória, da USF 2018

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.