Questão resolvida sobre migração, da Unilago

(Unilago/2015) Observe o mapa a seguir.

(Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40142006000200012&script=sci_arttext>. Acesso em: 27 jun. 2014.)

Com base na observação do mapa e nos conhecimentos sobre migrações, assinale a alternativa correta.
A) Refere-se às rotas e aos pontos de intercâmbios comerciais entre as cidades de Santa Cruz (Bolívia) e São Paulo (Brasil), como parte de acordos firmados entre os países-membros do MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), envolvendo o Paraguai nesse trajeto comercial.
B) Representa a rota e os pontos de entrada do tráfico de drogas ilícitas, comandado pelas FARCs (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), com apoio do crime organizado da Bolívia, do Paraguai e do Brasil, cujo destino final é a Grande São Paulo.
C) Representa a rota e os pontos de migração e tráfico de mulheres bolivianas e paraguaias, com propósitos de exploração em serviços forçados, práticas similares à escravidão, trabalhos em cabarés e casas de prostituição em São Paulo.
D) Trata-se de rotas e pontos de entrada de bolivianos no Brasil, fenômeno migratório que se intensificou dos anos 1980 e 1990 aos dias atuais, com a fixação de mão de obra barata para a produção no setor de costura, em
São Paulo, que não exige qualificação profissional.
E) Trata-se de rotas e pontos relacionados ao intercâmbio cultural Bolívia-Brasil, fenômeno migratório que se intensificou nos anos 2000, resultado do incentivo aos jovens bolivianos para estudarem nas instituições brasileiras de Ensino Superior.

RESOLUÇÃO:
A questão se refere à rota (e aos pontos de entrada) de bolivianos para o Brasil, principalmente, para  a cidade de São Paulo, onde passaram a exercer atividades laborais que não dependem de mão de obra qualificada, principalmente no setor da costura.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre imigração, da UFPR 2019

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.