Questão resolvida sobre história da cartografia, da UEM

(UEM/2020) A cartografia é essencial à produção de informações de natureza geográfica, e os mapas apresentam dois propósitos práticos de amplo interesse para a Geografia: a representação de uma dada área e o planejamento territorial. Assinale o que for correto sobre a cartografia ao longo da história.
01) O Tratado de Tordesilhas foi estabelecido com base no que se havia cartografado do mundo até então e, sob a perspectiva do reino de Portugal, foi negociado com base na premissa de garantia de segurança às suas rotas
marítimas no Atlântico Sul.
02) A necessidade de conhecimento e de domínio sobre os territórios exigiu da cartografia maior precisão geométrica, conduzindo ao desenvolvimento dos sistemas de coordenadas e das projeções cartográficas, assim como ao
aprimoramento das escalas de representação.
04) A exemplo do mapa-múndi de Gervais de Tilbury, também conhecido como mapa-múndi de Ebstorf, confeccionado no século XIII, os mapas da Idade Média tiveram sua concepção bastante influenciada pela Bíblia.
08) Com o advento da expansão marítima financiada por reinos europeus no século XV, a cartografia conduziu o que hoje se conhece como a ciência geográfica a uma aproximação com o poder político.
16) O mais antigo mapa conhecido é o mapa do território Cherokee, produzido no âmbito da ocupação britânica do território atualmente pertencente aos Estados Unidos.

RESOLUÇÃO:
Apenas o item 16 está incorreto. As representações similares a mapas mais antigas remontam à antiga Mesopotâmia (mapa de Ga-Sur), bem anterior ao mapa do território de Cherokee, produzido pelos ingleses.
Resp.: 01 + 02 + 04 + 08 = 15

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.