Questão resolvida sobre eletromagnetismo envolvendo lei de Lenz

(UFRGS/2020) A figura representa um ímã suspenso verticalmente ao longo do eixo de uma bobina ligada a um galvanômetro.

A deflexão do ponteiro do galvanômetro para direita/esquerda indica que a corrente elétrica fluindo na espira, vista desde o ponto de suspensão do ímã, tem sentido horário/anti-horário.
Em t = 0, o ímã é liberado e cai. Considere três instantes de queda, (1), (2) e (3), mostrados abaixo.

Escolha a alternativa que indica, aproximadamente, a posição do ponteiro do galvanômetro nos instantes mostrados acima

RESOLUÇÃO:

A questão envolve a lei de Lenz e exige uma cuidadosa leitura do enunciado.

Quando o polo norte do ímã aproximar da espira, há um aumento de fluxo magnético; quando o centro do ímã passa pelo plano da espira é o momento em que ocorre uma inversão da variação desse fluxo magnético ( a corrente fica igual a zero).

Um detalhe importante nessa questão é que o ímã cai em movimento acelerado, ou seja, a aproximação da espira ocorre com menor velocidade que o afastamento da espira.

Como a corrente é determinada pela força eletromotriz / tempo, isso significa que a corrente na saída do ímã é maior que na entrada do ímã.

Pela Lei de Lenz: se o norte aproxima, a tendência da espira é afastar; ou seja, o aumento do fluxo magnético provoca o surgimento de um campo magnético contrário ao ímã, voltado para cima. Pela regra da mão direita, determina-se que o sentido da corrente na bobina é anti-horário (para a esquerda). No momento em que o ímã passa pelo meio não há inversão do fluxo (a agulha deverá apontar para o zero).

Finalmente, quando o polo Sul vai se afastando da parte de baixo da espira, a espira se aproxima do ímã (cria-se um Norte na parte de baixo da espira); ocorre formação de uma corrente induzida na espira no sentido horário com a deflexão da agulha para a direita.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre indução eletromagnética, da AFA 2020

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.