Questão resolvida Cultura helênica – Doríforo de Policleto

(Mackenzie/2020) 

A imagem acima da escultura de Doríforo de Policleto é uma das mais conhecidas obras da Antiguidade Clássica, por traduzir o equilíbrio exato da proporção harmônica nas medidas do corpo humano. A arte grega livre de
imposições ou normas estilísticas, valorizava o homem, devido

A) à cultura de Atenas, responsável pela produção artística grega, que considerava o homem a medida comum de todas as coisas, apesar desse princípio não ser adotado por todas as cidades-estados, como por exemplo,
Esparta que valorizava as atividades militares.
B) às suas crenças e práticas religiosas, por acreditarem que os deuses habitavam o corpo humano e eram representados sob essa condição, aproximando os fiéis do transcendental e divino.
C) ao mito religioso, cultivado e disseminado em todas as classes sociais das diversas cidades-estados gregas. Acreditava-se que um corpo são e perfeito é sempre acompanhado por um espírito saudável e sagaz.
D) ao pensamento helenístico, capaz de criar uma unidade cultural em toda a Grécia, superando os paradigmas religiosos de outras civilizações da época e passando a valorizar o homem e sua capacidade racional de entender o mundo.
E)  ao pensamento aristocrático, que se utilizava da expressão máxima da beleza humana para se impor sob as demais classes sociais, já que o homem era representado como um deus, garantindo a submissão do restante da sociedade grega.

RESOLUÇÃO:
A cultura helenística (ou helênica) tem como característica marcante o antropocentrismo, a capacidade racional do homem entender o mundo e o realismo da representação humana, inclusive com a representação de movimentos e até de expressão de dor.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre Grécia Antiga, do Enem 2019

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.