Questão resolvida sobre cromatina e núcleo celular, da UniRV

(UniRV/2021) O tamanho e a forma do núcleo variam conforme o tipo celular. O núcleo está presente quando a célula encontra-se na interfase do ciclo celular. Durante a divisão, a cromatina condensa-se em cromossomos, e a membrana nuclear desintegra-se. Com esses conceitos, julgue os itens abaixo e assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as alternativas.
A) ( ) Algumas células ficam permanentemente na fase G0, sendo consideradas terminalmente diferenciadas, e exemplos dessas células são os neurônios e as hemácias.
B) ( ) Os telômeros são complexos de DNA-proteína posicionados nas extremidades dos cromossomos lineares. Sua principal função é impedir o desgaste do material genético e manter a estabilidade estrutural do cromossomo.
C) ( ) A cromatina pode ser distinta em heterocromatina, que são as regiões em que a cromatina encontra-se desespiralada na interfase com transcrição ativa, e em eucromatina que é a parte da cromatina condensada com material genético não codificante.
D) ( ) A cromatina sexual, ou corpúsculo de Barr, visualizada nas células da mucosa oral aderida à carioteca de pessoas do sexo feminino, corresponde a um dos cromossomos X bastante condensado e consequentemente inativo.

RESOLUÇÃO:
A) (V)
B) (V)
C) (F) A heterocromatina corresponde à porção mais espiralada do material genético, onde os genes encontram-se inativos (material genético não codificante).
D) (V)

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre componentes do núcleo celular, da Suprema-JF

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.