Questão resolvida sobre controle hormonal da digestão, da PUC-MG

(PUC-MG/2015) A figura apresenta a origem e a ação positiva ou negativa de cinco hormônios gastrointestinais (gastrina, colecistocinina, secretina, GIP – proteína gástrica inibitória, VIP – peptídeo intestinal vasoativo), que atuam no
controle da digestão.

Com base na figura e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a afirmação INCORRETA.
A) A presença de alimento no estômago é estímulo para a liberação de gastrina, que age no próprio órgão estimulando a mobilidade e a liberação de secreções exócrinas.
B) O hormônio liberado em resposta ao pH ácido do quimo e à presença de gordura estimula a liberação de bicarbonato e enzimas pela vesícula biliar.
C) A passagem do quimo para o duodeno desencadeia respostas inibitórias da função gástrica, mas o efeito dessa inibição depende do esvaziamento do estômago.
D) A secretina age no pâncreas estimulando a liberação de bicarbonato e enzimas e, no estômago, inibindo a liberação da secreção endócrina.

RESOLUÇÃO:
A afirmativa B está incorreta. A chegada do quimo, com pH baixo, no duodeno estimula a liberação do hormônio secretina pela parede intestinal. Este hormônio age no pâncreas, estimulando-o a liberar bicarbonato (para anular a acidez do quimo) e estimula o fígado a produzir bile, que tem ação emulsificante sobre as gorduras.
Portanto, não é a vesícula biliar quem libera o bicarbonato no duodeno.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre digestão, da UCB 2017-medicina
Questão resolvida sobre sistema digestório, da Unifor

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.