Questão sobre período do Império no Brasil, da Fuvest

(FUVEST/2017) No Brasil, do mesmo modo que em muitos outros países latinoamericanos, as décadas de 1870 e 1880 foram um período de reforma e de compromisso com as mudanças. De maneira geral, podemos dizer que tal movimento foi uma reação às novas realidades econômicas e sociais resultantes do desenvolvimento capitalista não só como fenômeno mundial mas também em
suas manifestações especificamente brasileiras.
Emília Viotti da Costa, “Brasil: a era da reforma, 18701889”. In: Leslie Bethell, História da América Latina, v.5. São Paulo: Edusp, 2002. Adaptado.
A respeito das mudanças ocorridas na última década do Império do Brasil, cabe destacar a reforma
A) eleitoral, que, ao instituir o voto direto para os cargos eletivos do Império, ao mesmo tempo em que proibiu o voto dos analfabetos, reduziu notavelmente a participação eleitoral dos setores populares.
B) religiosa, com a adoção do ultramontanismo como política oficial para as relações entre o Estado brasileiro e o poder papal, o que permitiu ao Império ganhar suporte internacional.
C) fiscal, com a incorporação integral das demandas federativas do movimento republicano por meio da revisão dos critérios de tributação provincial e municipal.
D) burocrática, que rompeu as relações de patronato empregadas para a composição da administração imperial, com a adoção de um sistema unificado de concursos para preenchimento de cargos públicos.
E) militar, que abriu espaço para que o altocomando do Exército, vitorioso na Guerra do Paraguai, assumisse um maior protagonismo na gestão dos negócios internos do Império.

RESOLUÇÃO:
No Brasil, até o ano de 1881, os analfabetos tinham direito ao voto. A eleição para deputados ocorria em duas etapas: inicialmente, os eleitores da paróquia (de menor renda), eligiam os eleitores da província que, então, elegiam os deputados.
Com  a Lei Saraiva, em 1881, certos cargos eletivos passaram a apresentar eleição direta, com eliminação das votações primárias e exclusão dos analfabetos, o que reduziu o número de eleitores.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão sobre Brasil Colônia e Império, da UEFS 2018
Questão sobre Constituição de 1824, da Unesp 2018-2

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.