Questão comentada sobre inversão térmica, da UFJF

(UFJF/2011 – EAD) A inversão térmica é um fenômeno recorrente no inverno e, em cidades com altos índices de poluição atmosférica, pode causar sérios problemas de saúde aos seus habitantes. Sobre a inversão térmica e suas consequências, assinale a alternativa CORRETA.
A) Com o resfriamento do solo reduz-se o movimento vertical de ar quente e frio, dificultando a dispersão de poluentes na atmosfera.
B) Com o resfriamento do ambiente, há aumento da queima de combustíveis fósseis aumentando a poluição, o que é especialmente nocivo em cidades que já apresentam alto índice de poluição do ar.
C) Com a inversão da temperatura, diminui a evaporação da água e, por isso, aumenta a concentração de poluentes no ar.
D) Com o resfriamento do solo, o processo de convecção é acentuado, concentrando os poluentes na camada mais baixa da atmosfera.
E) Com a inversão da temperatura, aumenta a formação de nuvens e gases atmosféricos, como dióxido de carbono e metano, que refletem a radiação infravermelha provocando o aquecimento da superfície.

RESOLUÇÃO:
Durante o inverno, devido à perda de calor para o solo, o ar próximo à superfície fica mais frio que o ar das camadas superiores. Como consequência, não ocorre dispersão de poluentes para a atmosfera, o que provoca agravamento das doenças respiratórias.
Resp.:A

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre problemas ambientais, da UEA 2015
Questão comentada sobre problemas ambientais, da Unisantos.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.