Questão comentada – interpretação textual sobre memes

Avalie esta postagem

(UFPR/2018) Glória Pires incapaz de opinar no Oscar, Eduardo Jorge, Tapa na pantera, Luisa Marilac, Japonês da federal, John Travolta confuso, diferentona, cala a boca Galvão, Nissim Ourfali, Winona Ryder em choque, e tantos outros memes e virais – que costumam ser tratados como mera zoeira, simplesmente uma das mil manias derivadas da internet – passaram a ser tratados como peças de museu, literalmente. Criado como um projeto do curso de Estudos de Mídia na Universidade Federal Fluminense (UFF), o Museu dos Memes leva justamente a zoeira a sério. […]
Ainda que sejam tratados como besteira, para o criador e coordenador do museu, Viktor Chagas, os memes possuem, para além de sua função cômica, uma função social – basta olhar para as diversas hashtags de denúncia em causas como dentro do movimento negro e feminista para entender que tal lógica possui mais desdobramentos, possibilidades e sentidos do que imaginamos em seu aspecto mais pueril.
(Disponível em: <http://www.hypeness.com.br/2017/05/o-museu-de-memes-e-brasileiro-e-e-a-melhor-forma-de-eternizar-a-zueira-que-abunda-na-internet/>. Acesso em 29/09/17)

Com base no texto ,identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
(  ) A função cômica, própria dos memes, é apresentada como atenuante da função social, que também é própria deles.
(  ) O autor do texto antecipa-se a uma avaliação negativa acerca dos memes e apresenta contra-argumento em relação a ela.
( ) Os exemplos de memes como peças de museu, apresentados no início do texto, servem de sustentação à ideia de paradoxo entre zoeira e seriedade.
( ) O autor apresenta a denúncia em causas como a feminista e a do movimento negro para explicitar a lógica de funcionamento das hashtags.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A) F – V – V – F.
B) F – V – F – V.
C) V – F – F – V.
D) V – F – V – F.
E) F – F – V – V.

RESOLUÇÃO:
(F) A função social extrapola a função cômica dos memes (evidenciado no trecho “os memes possuem, para além de sua função cômica”).
(V)
(V)
(F) De acordo com o texto, as hashtags de denúncias comprovam a lógica de funcionamento dos memes.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre interpretação textual envolvendo cartas e e-mails.
Questão comentada sobre interpretação textual, do Enem

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.