Questão envolvendo fotossíntese, respiração e indicador de pH

(Fuvest/2011) A solução de azul de bromotimol atua como indicador de pH. Em meio ácido, sua cor fica amarela e, em meio básico,azul. Para valores de pH entre 6 e 7, a solução fica verde.

Considere um aquário de água doce, iluminado e montado com peixes e plantas aquáticas.Retirou-se uma amostra de água desse aquário (amostra 1) e a ela adicionou-se solução de azul de bromotimol (indicador de pH), observando-se a cor verde.

a) O aquário foi mantido, por certo tempo, em ambiente escuro. Nova amostra de água foi retirada (amostra 2) e, ao se adicionar o indicador de pH, a coloração foi diferente da observada na amostra 1. Explique o que provocou a diferença de pH entre as amostras 1 e 2. 

b) A adição excessiva de ração para peixes levou ao aumento da população dedecompositores no aquário. Que coloração é esperada ao se adicionar o indicadorde pH a uma amostra de água do aquário (amostra 3)? Justifique sua resposta.

Resolução:

a) Emmeio escuro, as plantas aquáticas deixaram de realizar fotossíntese. Como ataxa respiratória se mantém, a concentração de CO2 na água aumentou, provocando uma reduçãodo pH e, consequentemente, alteração na cor do indicador.

b) Coloração amarela. A decomposição em meio aeróbio produz CO2, o que aumentará a acidez do meio.

Veja também:
Questão comentada relacionando fotossíntese e respiração, da Emescam
Questão comentada sobre fotossíntese, do Albert Einstein 2016-2

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.