Questão discursiva sobre seca fisiológica, da Unesp

 

(Unesp) Antes de viajar, os moradores tomaram providências para que a planta do vaso não murchasse por falta de água: o vaso, com um orifício na base, foi colocado em um recipiente com água, como mostra a figura.

Ao retornar da viagem, os moradores verificaram que, embora o recipiente ainda contivesse muita água, a planta estava murcha. Na floricultura, foram informados pelo profissional que a planta havia entrado em estado de seca fisiológica.

 

A)Considerando o ocorrido, o que é seca fisiológica? Explique por que a planta murchou.

B)Em solos pantanosos, as plantas encontram situação semelhante àquela representada no esquema. Que adaptação permite que, nesses solos, as plantas não murchem?

RESOLUÇÃO:
A) Seca fisiológica é incapacidade de absorção água por uma planta, mesmo o solo estando rico em água. No caso da questão, por falta de O2, houve redução da absorção de minerais pelas raízes. Dessa forma, as células das raízes ficaram hipotônicas em relação ao meio e, assim, não ganharam água do meio.
A planta murchou porque a perda de água pela transpiração superou a absorção pelas raízes.
B) No caso dos solos pantanosos ocorrem raízes com geotropismo negativo, os pneumatóforos, por onde ocorre entrada de ar que é distribuído às partes subterrâneas.

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre hormônios vegetais, do Albert Einstein 2017-2

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.