Questão discursiva sobre declaração universal dos direitos dos homens, do Pism

(Pism – UFJF – prova aplicada em 2018) Leia as informações abaixo e, em seguida, responda ao que se pede:
No século XVIII, o secretário do filósofo Voltaire contava uma história surpreendente: Madame de Châtelet, uma nobre francesa, não hesitava em se despir na frente de seus criados, pois, em suas palavras, “não considerava ser um
fato comprovado que os camareiros fossem homens”. Os direitos humanos só podiam fazer sentido quando os camareiros fossem também vistos como homens.
(Texto adaptado. HUNT, L. A invenção dos Direitos Humanos: uma história. São Paulo: Cia das Letras, 2009. p. 78.)

Pouco tempo depois, em 1789, no contexto da Revolução Francesa, publicou-se a Declaração Universal de Direitos dos Homens e dos Cidadãos, que afirmava: “Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem ser baseadas na utilidade comum.”
A) Qual a mudança com relação à ideia de direitos dos homens ocorrida entre o contexto em que viveu a Madame de Châtelet e a Revolução Francesa?

B) Cite e analise UM impacto desta mudança para a história do mundo ocidental no século XIX.

RESOLUÇÃO (Banca elaboradora de questões da UFJF):
A) O candidato deverá ser capaz de identificar na ALTERNATIVA A, o impacto da Revolução francesa no sentido de produzir, por meio da expansão das ideias das Luzes e do Liberalismo, um novo modo de compreensão acerca da condição humana, não mais regulada pela desigualdade designada pela condição de nascimento (no caso de Madame Chatelet, sequer compreendia que homens não pertencentes à nobreza pudessem ser designados enquanto tal), mas pela igualdade regulada em lei, o que significa, no caso em questão, compreender que existe algo derivado da condição humana independentemente de sua origem.

B) Na ALTERNATIVA B o impacto dessa mudança deve ser analisado em relação às mudanças na organização da sociedade e no estatuto do Estado burguês, organizado, a partir de então, segundo critérios que asseguravam a igualdade de nascimento – os homens nascem livres e iguais, como diriam os liberais. Assim como a expansão de direitos para a população e não só para a nobreza. É possível, nesse caso, abrir um leque de possibilidades de abordagem: o Direito burguês, a escolarização básica da população, a expansão dos direitos políticos e civis, etc.

VEJA TAMBÉM:
Questão sobre Declaração Universal dos Direitos Humanos, do Enem 2019

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.