Questão comentada sobre tipos de herança, da UVV 2019

(UVV/2019) Nos casos de herança mais simples, incluindo a herança ligada ao sexo e os alelos múltiplos, verifica-se que cada par de genes está envolvido com a indicação de uma determinada característica. Os dois alelos, ocupando o mesmo locus no par de cromossomos homólogos, atuam no mesmo caráter. No entanto, há casos em que vários genes situados em cromossomos diferentes somam seus efeitos na determinação de uma mesma característica fenotípica.
Silva Jr., C., S. Sasson & N. Caldini-Jr. 2015. Biologia. Volume Único, 6. ed. São Paulo: Saraiva. Adaptado.
Em relação às doenças inatas do metabolismo, é correto afirmar que
A) epistasia é um caso especial de interação gênica em que um par de genes ativa a ação do outro par, potencializando a sua manifestação.
B) pleiotropia é um fenômeno em que um par de genes alelos condiciona o aparecimento de várias características no mesmo organismo.
C) a interação gênica complementar é um tipo de interação gênica em que a manifestação de um genótipo vai depender da presença de dois ou mais genes que se complementam.
D) a interação gênica ocorre em alguns casos de herança em que um caráter é condicionado por dois ou mais alelos. Nesses casos, os vários alelos colaboram para determinar a característica, portanto eles interagem.
E) herança quantitativa (ou poligênica) é um caso particular de interação gênica em que os diferentes genótipos de uma determinada característica mostram variações expressivas. Ou seja, as variações são lentas e contínuas e mudam gradativamente de um genótipo “mínimo” até um genótipo “máximo”.

RESOLUÇÃO:
A) Falso. Na epistasia um gene inibe a ação de outro gene.
B) Verdadeira. Gene com efeito pleiotrópico é aquele que interfere em várias características.
C) Falsa. A manifestação de um fenótipo depende da interação de 2 ou mais genes.
D) Na interação gênica, dois ou mais genes, atuando em diferentes pontos de uma via metabólica, participam da expressão de uma característica.
E) Falsa. Na poligenia (herança quantitativa), os diferentes fenótipos de certa caraacterística apresentam variação gradativa, com maior frequência dos fenótipos intermediários.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre tipos de herança, da Fagoc 2017
Questão comentada sobre herança ligada ao cromossomo X, da UFJF
Questão comentada sobre herança autossômica dominante, da Fuvest
Questão comentada sobre interação gênica, da PUC-Campinas 2015

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.