Questão comentada sobre Semana de Arte Moderna, do Pism

(Pism 3 – 2019) Sobre a Semana de Arte Moderna, ocorrida em São Paulo em 1922, é CORRETO afirmar:

A) Foi um movimento que criticava a influência estrangeira na cultura brasileira, rejeitando o “colonialismo mental”, defendendo a cultura nacional.
B) O movimento foi exclusividade dos poetas homens, excluindo o talento das escritoras mulheres consideradas muito radicais, uma vez que defendiam o fim do conservadorismo.
C) O movimento ocorreu por ocasião do centenário da independência do Brasil, com o objetivo de reforçar o espírito conservador do país e valorizar a cultura estrangeira moderna e suas inovações.
D) O movimento atingiu todo o Brasil e todas as classes sociais, se mostrando extremamente democrático, rompendo com a desigualdade de classes.
E) Foi um movimento conservador que redescobriu a identidade brasileira como não miscigenada, de tradição rural-agrária, recusando o desenvolvimento cosmopolita.

RESOLUÇÃO:
Considerado o marco do Modernismo no Brasil, a Semana de Arte Moderna teve por objetivo a valorização da cultura brasileira, mostrando o que havia na escultura, na literatura, na música e arquitetura brasileira do momento.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre movimentos culturais, da EBMSP 2018

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.