Questão comentada sobre queimadas, da UFOP

(UFOP) Leia o texto.

INFERNO BRASILEIRO

No mês de agosto mais de 31 mil focos de incêndio fizeram o país arder e destruíram milhares de quilômetros de florestas e campos.

Há um mês a socióloga Rosângela Barros, 39 anos, vive uma rotina infernal. Dorme mal, não come bem e respira pessimamente. Uma espessa camada de fumaça tomou conta do céu de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, onde ela mora. O ar no Estado  que abriga boa parte do Pantanal mato-grossense é considerado um dos melhores no mundo. Desde o final de julho, porém, as queimadas embaçam os horizontes da Região Centro-Oeste do Brasil (…)

(…) A queimada é uma das ferramentas mais arcaicas utilizadas para renovar as pastagens, controlar pragas e preparar o solo para o plantio. O fogo é usado como tecnologia agrícola desde o período neolítico. Ainda hoje é empregada por agricultores e pecuaristas sem muita técnica ou financiamento. Eles tocam fogo na mata para abrir clareiras onde pretendem iniciar plantações. Em geral, perdem o controle sobre o que fazem. São os principais responsáveis pelos incêndios florestais. Cerca de 60% do Parque Nacional do Rola Moça, em Minas Gerais, desapareceu em três dias.(…)

Época, n.68, 06/09/1999.

São conseqüências das queimadas, exceto:
A) Aumento da biodiversidade local pela melhoria da luminosidade.
B) Destruição dos microrganismos do solo.
C) Elevação inicial do pH dos solos.
D) Favorecimento da erosão dos solos por destruir a cobertura vegetal.
E) Piora da qualidade do ar.

RESOLUÇÃO:
As queimadas trazem graves consequências ao ambiente, como redução da biodiversidade; favorecimento de erosões (devido à retirada da cobertura vegetal); favorecimento de formação de voçorocas; aumento do pH do solo; piora da qualidade do ar, devido à fumaça; destruição de micro-organismos do solo; redução do teor de matéria orgânica do solo; redução da capacidade de infiltração de água no solo; menor reabastecimento do lençol freático; aumento da concentração de CO2 na atmosfera…
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre sequestro de carbono, da UFMT
Questão comentada sobre aquecimento global, do IF Sudeste 2019

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.