Questão comentada sobre preservação ambiental, da Vunesp

(Vunesp / Humanitas/2018) Observe a ilustração.

A área destacada em vermelho na ilustração constitui
A) um parque linear para a integração de parcelas naturais de interesse social, possibilitando maior apropriação das áreas verdes pela população.
B) um corredor ecológico para fluxo e dispersão de espécies entre unidades de conservação, contribuindo para preservar as áreas naturais.
C) um divisor de águas preservado em áreas agricultáveis, atendendo às leis ambientais que garantem o equilíbrio dos ecossistemas.
D) uma barreira fitossanitária ao avanço do desmatamento, interrompendo os impactos dos chamados efeitos de borda.
E) uma fronteira natural para a manutenção da biota em áreas de risco ambiental, protegendo as espécies da interferência humana.

RESOLUÇÃO:
A área destacada em vermelho na imagem corresponde a um corredor ecológico.  Os corredores ecológicos são faixas de vegetação ligam fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana, possibilitando o deslocamento da fauna e a dispersão de sementes. É uma importante técnica para garantir um fluxo gênico entre populações que ficariam isoladas em cada fragmento contribuindo, assim, para maior diversidade genética e menor risco de extinção.
Resp.: B

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre corredores ecológicos, do Enem 2018

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.