Questão comentada sobre poluição e tratamento da água, da UEM

(UEM/2014) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) relacionada(s) com as fontes de poluição e de contaminação de rios, em áreas urbanas e rurais, e com as formas de tratamento dessa água.
01) Em áreas urbanas, uma das fontes de poluição dos rios é o despejo de resíduos de sabão e de detergente. No decorrer do tempo, os resíduos de sabão são decompostos, pois são biodegradáveis. Já os resíduos de detergente podem ser ou não biodegradáveis, dependendo do tipo de cadeia carbônica.
02) Em áreas rurais que utilizam produtos transgênicos, os rios que recebem as águas das chuvas ficam protegidos da contaminação por agrotóxicos.
04) As principais etapas que envolvem uma Estação de Tratamento de Água são: a floculação, a decantação, a filtração e a adição de substâncias como o cloro, o flúor e a cal virgem.
08) Na época da estiagem, devido à variação do volume de água de um rio, ocorre o aumento da diluição dos poluentes, o que favorece o desenvolvimento abundante de peixes.
16) No reaproveitamento das águas poluídas, existe uma solução tecnológica conhecida como osmose reversa. Trata-se da separação e da depuração das águas com o uso de uma membrana que retém as impurezas.

RESOLUÇÃO:
Estão corretos os itens 01, 04 e 16.
Item 02: Falso. Os transgênicos não dispensam o uso integral de defensivos químicos.
Item 08: Com a redução do volume de água na estiagem, ocorre aumento na concentração de poluentes, favorecendo a mortalidade de peixes.
Resp.: 21 (01 + 04 + 16)

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre tratamento da água, da USCS 2018-2
Questão resolvida sobre tratamento da água, do Enem 2013.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.