Questão comentada sobre Política da Boa Vizinhança, da FGV

(FGV/2018) A imagem retrata um episódio de 1943, na cidade de Natal: a presença do presidente do Brasil, Getúlio Vargas,e do presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt.

Tal episódio faz parte de um contexto mais amplo,representado pela Política de Boa Vizinhança, que se constituiu em uma
A) forte mobilização dos governos dos Estados Unidos e do Brasil no sentido de uma inédita colaboração econômica, materializada na oferta estadunidense de tecnologia para a recente indústria automobilística brasileira e a remessa de aço para as indústrias dos Estados Unidos.
B) ação conjunta do governo e de grandes empresários norte-americanos para auferir grandes lucros no Brasil e na América Latina por meio de investimentos diretos em equipamentos urbanos, especialmente o transporte público e a produção e distribuição de energia.
C) nova postura diplomática e comercial dos Estados Unidos para a América Latina, especialmente para  a Argentina, o Brasil e o México, que articulavam um bloco político-econômico com o intuito de estabelecer relações mais efetivas com a Inglaterra e a França.
D) reordenação radical da política externa brasileira, que passou a ser pautada pelo pragmatismo econômico, no qual o governo Vargas procurava as melhores condições para garantir o desenvolvimento da indústria de base, alternando aproximações entre os Estados Unidos e a Inglaterra.
E) prática diplomática estadunidense para a América Latina, que abandonou o intervencionismo, optando pela negociação diplomática e o auxílio econômico e militar, como o empréstimo para a construção de uma siderúrgica no Brasil, a fim de limitar a influência europeia na região.

RESOLUÇÃO:
A Política da Boa Vizinha veio substituir a “Política do Big Stick“, adotada por Roosevelt, que perdurou até início do século XX .
A Base de Natal, evidenciada na questão, foi construída pelos estadunidenses e teria um papel de grande relevância no transporte de tropas dos Estados Unidos para a África do Norte, através do Atlântico.
Cabe ressaltar que essa base foi a contrapartida brasileira à construção da Usina Siderúrgica de Volta Redonda, pelos Estados Unidos.
Resp.: E

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre Doutrina Monroe, da UFV.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.