Questão comentada sobre Modernismo no Brasil, da UEM

(UEM/2014) Assinale o que estiver correto.
01) Uma das características marcantes do projeto artístico pós-modernista é o questionamento da unidade dos gêneros e o aproveitamento múltiplo de estilos e expressões artísticas diferentes.
02) Paralelamente ao avanço dos ideais pós-modernistas ocorreu o crescente
reconhecimento de que a sucessão estilística narrada nas histórias tradicionais da arte é eurocêntrica e não corresponde ao fazer artístico em outras regiões do Globo.
04) Um aspecto importante dos ideais modernistas era a convicção de que era preciso romper radicalmente com a arte do passado, vista como uma expressão plástica da decadência moral e social aristocrático-burguesa que devia ser superada pela arte proletária.
08) Ao contrário dos modernistas, diversos defensores dos ideais pós-modernistas valorizam a efemeridade das obras, o que pode ser confirmado pelo número crescente de exposições nas quais os produtos duram apenas o tempo do evento e não podem ser conservados ou transferidos para outros espaços.
16) Depois de ter provocado forte impacto sobre os padrões predominantes de gosto, o projeto estético pós-modernista saiu-se vitorioso e, hoje em dia, poucas sociedades ainda dão apoio financeiro e apreciam os artistas identificados com o ideário modernista, como os que se dedicam à Arte Geométrica e ao Surrealismo.

RESOLUÇÃO:
Estão INCORRETOS os itens 04 e 16.
Em 04: os modernistas não defendiam a ruptura total com a arte do passado.
16: A prosa dá sequência às tendências urbana, intimista e regionalista (observadas no período anterior) e os poetas da fase anterior mantiveram-se, com certa renovação.
Resp.: 11

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre arte contemporânea, da UEL 2018
Questão comentada sobre contemporaneidade, do Enem 2013

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.