Questão comentada sobre micro-organismos, da UEA

(SIS-UEA/2016) Em vários pontos de uma placa de Petri com meio de cultura, um pesquisador semeou um determinado tipo de micro-organismo, chamado de A. Na sequência, semeou em um ponto específico da placa de Petri um segundo
tipo de micro-organismo, chamado de B. Passados alguns dias, o pesquisador observou que os micro-organismos do tipo A haviam crescido por toda a área do
meio de cultura, exceto à volta da área de crescimento do micro-organismo B.
É correto afirmar que os micro-organismos do tipo A e os micro-organismos do tipo B são, respectivamente,
A) bactérias e fungos, e o não crescimento do micro-organismo A na área ao redor de B é devido à produção de substâncias químicas pelo micro-organismo B.
B) bactérias e fungos, e o não crescimento do micro-organismo A na área ao redor de B é devido à produção de anticorpos pelo micro-organismo B.
C) bactérias e vírus, e o não crescimento do micro-organismo A na área ao redor de B é devido à infecção de A por B, uma vez que estes últimos são parasitas intracelulares.
D) fungos e bactérias, e o não crescimento do micro-organismo A na área ao redor de B é devido à fagocitose exercida pelas células do micro-organismo B.
E) bactérias e vírus, e o não crescimento do microorganismo A na área ao redor de B é devido à ação lítica do micro-organismo B sobre as células do micro-organismo A.

RESOLUÇÃO:
O micro-organismo B é um fungo, capaz de produzir substâncias que inibem o crescimento de bactérias (micro-organismo A); tais substâncias são os antibióticos. A relação ecológica entre o fungo e as bactérias é do tipo desarmônica (negativa) chamada de amensalismo (ou antibiose).
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre bactérias, da UDESC 2018
Questão comentada sobre relações ecológicas, da PUC-SP 2016

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.