Questão comentada sobre fotossíntese e aquecimento global

(UFLA) Muito se tem falado sobre o aquecimento global, sendo esse atribuído ao fato de que há uma liberação acentuada de gás carbônico na atmosfera aumentando, dessa forma, o efeito estufa. Relacionando a essa situação, existe um fenômeno fotobiológico de extrema importância para o mundo vivo: a fotossíntese. Indique abaixo a alternativa CORRETA:

A) A fotossíntese contribui para a manutenção das taxas de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera, fixando o oxigênio atmosférico e liberando o gás carbônico.
B) A fotossíntese contribui para a manutenção das taxas de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera, fixando o gás carbônico e o oxigênio.
C) A fotossíntese contribui para a manutenção das taxas de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera, liberando o gás carbônico atmosférico e o oxigênio.
D) A fotossíntese contribui para a manutenção das taxas de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera, fixando o gás carbônico e liberando oxigênio.

RESOLUÇÃO:
O processo fotossintético se caracteriza pela utilização de gás carbônico (CO2) e água (H2O), além da utilização de energia luminosa (capturada pelas moléculas de clorofila), com produção de matéria orgânica (C6H12O6), além da liberação do gás oxigênio (O2).
Dentro deste contexto, a prática de reflorestamento é indicada como uma das medidas mitigadoras para frear o aquecimento global.
Resp.: D

VEJA TAMBÉM:
Questão comentada sobre cloroplasto e fotossíntese
Questão comentada sobre fotossíntese, da UERR 2017

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.