Questão comentada sobre estruturas celulares, da FASB

Avalie esta postagem

(FASB/2018 – Medicina) Há diversas abordagens para inferir as propriedades da vida bacteriana mínima, a primeira vida. Na primeira abordagem, comparam-se todos os seres vivos para ver o que eles têm em comum. A ideia é que aspectos comuns e absolutamente necessários a qualquer forma de vida existem desde nosso primeiro ancestral bacteriano. A cadeia da vida não foi quebrada
nem uma vez sequer desde sua formação.
MARGULIS, Lynn. O planeta simbiótico: Uma nova perspectiva da evolução. Rio de Janeiro: Rocco, 2001, p. 71.
Existem determinadas estruturas que são consideradas inerentes aos sistemas vivos celulares e, por isso, devem ter estado presentes desde o primeiro ancestral comum.
Pode-se citar, como uma dessas estruturas, a presença de
A) membrana plasmática delimitante do conteúdo celular que, ao controlar a entrada e saída de substâncias, permitiu a manutenção de um equilíbrio químico interno essencial para o metabolismo da célula.
B) lisossomos que, ao se associarem à membrana dos retículos, foram capazes de produzir e secretar proteínas para fora do ambiente celular.
C) mitocôndrias como verdadeiras máquinas geradoras de energia essencial para a manutenção do metabolismo celular.
D) material genético, na forma de DNA, associado a proteínas do tipo histonas presentes nas estruturas nucleares denominadas de cromossomos.
E) cloroplasto que, na presença da clorofila, souber fixar, com eficiência, energia solar convertida em energia química no interior das moléculas orgânicas produzidas.

RESOLUÇÃO:
A estrutura presente em todas as formas celulares de vida, desde as mais simples às mais complexas é a membrana plasmática que, ao delimitar o conteúdo celular possibilitou a manutenção de um equilíbrio químico interno diferente do externo, essencial para o metabolismo celular.
Resp.: A

Veja também:
Questão comentada sobre componentes do núcleo celular, da Suprema. 

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.