Questão comentada envolvendo coesão por elipse do sujeito

(Enem/2013) Gripado, penso entre espirros em como a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas. Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe que disseminou pela Europa, além do vírus propriamente dito, dois vocábulos virais: o italiano influenza e o francês grippe. O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava “influência dos astros sobre os homens”. O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper, isto é, “agarrar”. Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.
RODRIGUES, S. Sobre palavras.Veja, São Paulo, 30 nov. 2011.
Para se entender o trecho como uma unidade de sentido, é preciso que o leitor reconheça a ligação entre seus elementos. Nesse texto, a coesão é construída predominantemente pela retomada de um termo por outro e pelo uso da elipse. O fragmento do texto em que há coesão por elipse do sujeito é:
A) “[…] a palavra gripe nos chegou após uma série de contágios entre línguas.”
B) “Partiu da Itália em 1743 a epidemia de gripe […]”.
C) “O primeiro era um termo derivado do latim medieval influentia, que significava ‘influência dos astros sobre os homens’.”
D) “O segundo era apenas a forma nominal do verbo gripper […]”.
E) “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado.”

Resolução:
Para a resolução da questão é indispensável o conceito de elipse que se trata de uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo que pode ser subentendido no texto. Considerando as proposições dadas, na alternativa E a palavra “agarrar” foi omitida; porém, ao ler o trecho “supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado”, fica claro que ele se refere ao verbo “agarrar”.
Resp.: E

Veja também:
Questão comentada sobre marcas linguísticas, do Enem 2013.
 Questão comentada sobre recursos verbais e não verbais, do Enem.
 Questão comentada sobre gêneros textuais, do Enem.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.