Questão comentada sobre camuflagem, da UFPel

(UFPel/2018) A aranha Misumenops pallidus (figura abaixo) vive nos líquens dos butiazais. De cor verde pálida, é difícil identificá-la, pois tem a mesma coloração dos líquens, parecendo se camuflar com eles à espera de insetos desatentos.

Sobre a camuflagem, é correto afirmar que é um processo
A) gerado por pressão ambiental sem intenção, em que as aranhas Misumenops pallidus se alimentam dos líquens, adquirindo sua coloração.
B) sem pressão ambiental, com intenção da aranha Misumenops pallidus em buscar um local de cor similar à sua coloração corporal.
C) sem pressão ambiental e sem intenção da aranha Misumenops pallidus em buscar um local de cor similar à sua coloração corporal.
D) gerado por pressão ambiental, sem intenção, em que as aranhas Misumenops pallidus que vivem sobre os líquens são menos predadas e se reproduzem com mais sucesso do que as aranhas que não vivem sobre esses líquens.
E) conduzido pela aranha Misumenops pallidus, que se alimenta dos líquens para adquirir sua coloração.
F) I.R.

RESOLUÇÃO:
A camuflagem decorre de alguma mutação, evento aleatório e não direcionado, que levou ao surgimento de um organismo vivo com uma certa característica. Como essa nova característica não reduziu o valor adaptativo daquele organismo, ele chegou à idade adulta e reproduziu, deixando descendentes com a mesma característica.
Resp.:D

Veja também:
Questão comentada sobre evidências da evolução, do Albert Einstein 2018
Questão comentada sobre seleção natural, da Fuvest.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.