Questão comentada sobre ascensão do cristianismo na Roma Antiga

Questão sobre cristianismo, da Famerp

(Famerp/2017) Durante o século IV, a velocidade da expansão do cristianismo aumentou muito, especialmente nas cidades [romanas].
As antigas crenças continuaram existindo, mas o número de fiéis diminuiu muito. Os cristãos passaram a chamar os adeptos das outras religiões de pagãos e, em algumas ocasiões, se dedicaram a destruir seus templos e as estátuas
dos deuses antigos.
Isso não significa que as religiões tenham vivido em conflito. O cristianismo tomou diversas ideias e características do paganismo para si. Os livros escritos no início do Império e na época da República eram considerados obras-primas da literatura, e mesmo os que falavam de outros deuses eram lidos e apreciados pelos cristãos.
(Carlos Augusto Ribeiro Machado. Roma e seu império, 2004. Adaptado.)
Segundo o texto, a ascensão do cristianismo na Roma Antiga
A) não impediu o avanço de outras formas de religiosidade, e o paganismo, apesar de reprimido, continuou a crescer e manteve-se hegemônico.
B) deu-se a partir das conquistas romanas na Palestina e revelou a correção e a supremacia religiosa da fé cristã frente às antigas religiões.
C) não impediu a manifestação de outras formas de religiosidade e, apesar de terem ocorrido tensões, algumas antigas práticas religiosas persistiram.
D) deu-se a partir das cruzadas, que levaram a fé cristã aos pagãos, judeus e muçulmanos que controlavam as terras do Oriente Próximo.
E) deu-se a partir do extermínio dos grupos que professavam crenças antigas e da eliminação dos materiais que contivessem referências ao paganismo.

Resolução:
A questão envolve, basicamente, uma interpretação do texto. Como aparece no enunciado, “as antigas crenças continuaram existindo…”, e ” … em algumas ocasiões, se dedicaram a destruir seus templos e as estátuas dos deuses antigos”, o cristianismo não impediu a manifestação de outras crenças, apesar da ocorrência de tensões.
Resp.: C

Veja também:
Questão comentada sobre Grécia antiga, da Unicamp.
Questão comentada sobre Egito antigo, da Fuvest.

 

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.