Enem 2019 cobra questão sobre esquistossomose

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) aplicou na tarde deste domingo, 10 de novembro, as provas do 2º dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019).

Ao todo, foram mais de 5 milhões de inscritos na edição 2019 do Enem. Os candidatos fizeram provas de Ciências da Natureza suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O tema da redação do Enem 2019 foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”.

Os participantes do Enem 2019 tiveram 5h para fazer as provas deste domingo. Confira os memes do Enem 2019.

Confira abaixo uma questão do Enem 2019:

(ENEM/2019) A esquistossomose (barriga-d’água) caracteriza-se pela inflamação do fígado e do baço causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo). O contágio ocorre depois que larvas do verme são liberadas na água pelo caramujo do gênero Biomphalaria, seu hospedeiro intermediário, e penetram na pela humana. Após o diagnóstico, o tratamento tradicional utiliza medicamentos por via oral para matar o parasita dentro do corpo. Uma nova estratégia terapêutica baseia-se na utilização de uma vacina, feita a partir de uma proteína
extraída do verme, que induz o organismo humano a produzir anticorpos para combater e prevenir a doença.

Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Fiocruz anuncia nova fase de vacina para esquistossomose. Disponível em:  http://agencia.fiocruz.br. Acesso em: 3 maio 2019 (adaptado).

Uma vantagem da vacina em relação ao tratamento tradicional é que ela poderá
a) impedir a penetração do parasita pela pele.
b) eliminar o caramujo para que não haja contágio.
c) impedir o acesso do esquistossomo especificamente para o fígado.
d) eliminar o esquistossomo antes que ocorra contato com o organismo.
e) eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.

Comentário

A vacina é uma medida profilática que visa induzir a formação de anticorpos e células de memória imunológica. Logo, a vantagem dela em relação ao tratamento tradicional é eliminar o esquistossomo dentro do organismo antes da manifestação de sintomas.
Resposta: E

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.