Prouni 2021: MEC altera o cronograma e prorroga prazos da primeira edição

A primeira edição do Prouni 2021 oferece 162.000 bolsas de estudos, em mais de 1.000 Instituições de Ensino. Foram ofertados mais de 13.000 cursos e houve o registro de 599.223 inscrições.

O MEC alterou o Cronograma do Prouni 2021, cujo resultado da primeira seleção foi divulgado em 19 de janeiro

Prouni 2021: Cronograma com prorrogação de prazos

  • De 19 de janeiro a 3 de fevereiro – Comprovação de informações dos pré-selecionados na 1ª chamada;
  • Dia 8 de fevereiro – Resultado da 2ª chamada;
  • De 8 a 24 de fevereiro – Comprovação de informações dos pré-selecionados na 2ª chamada;
  • Dias 1º e 2 de março – Inscrição na lista de espera;
  • Dia 5 de março – Resultado da lista de espera; e
  • De 8 a 12 de março – Comprovação da documentação por parte dos candidatos pré-selecionados por meio da lista de espera.

Critérios Prouni

De acordo com o MEC, o Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino.

O candidato precisa ter realizado a edição mais recente do Enem e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.

Para participar do Prouni é preciso, atender ainda, pelo menos, uma das seguintes condições:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. Esta condição é válida tanto para quem cursou todo o ensino médio em escola privada, como para quem teve apenas uma parte dos estudos realizados em escola privada, sendo a outra parte em escola pública.
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrar o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Para quem comprova ser professor da rede pública não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.

Modalidades de Bolsas Prouni

Para concorrer às bolsas integrais (100%), o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

Prouni 2021.1

Como o calendário acadêmico de 2021 das instituições privadas de ensino superior deverão começar já em fevereiro, por isso o MEC viabilizou o atual processo seletivo, que exigirá dos candidatos as notas do Enem realizado mais recentemente, que é o da edição de 2019.

Prouni 2021.2

seleção do Prouni para o 2º semestre de 2021  contemplará os estudantes que, tendo perfil para disputar uma bolsa do programa, poderão utilizar a nota do Enem de 2020, cujo resultado será divulgado no dia 29 de março de 2021.

Prouni 2021.2

seleção do Prouni para o 2º semestre de 2021  contemplará os estudantes que, tendo perfil para disputar uma bolsa do programa, poderão utilizar a nota do Enem de 2020, cujo resultado será divulgado no dia 29 de março de 2021.

Está precisando um Cartão de Crédito?

Cartão de Crédito Santander SX

Você sabia que o Santander oferece cartão de crédito sem anuidade? Para conseguir o benefício é preciso gastar R$ 100 em compras ou cadastrar CPF e celular como chaves Pix no Santander. Veja mais benefícios do cartão de crédito Santander SX:
  • Cartão Online: faça compras na internet antes do seu cartão físico chegar
  • Santander Pass: seu cartão em forma de pulseira, tag para relógio e adesivo.
  • Aproximou, pagou.
  • App Way: acompanhe seus gastos em tempo real e controle seu limite de onde estiver.
  • Descontos em diversos parceiros Esfera.
  • Vai de Visa: tenha acesso a ofertas especiais em lojas e restaurantes.
  • Saque de dinheiro no crédito: faça saques na função crédito e pague só quando chegar a fatura.
  • Parcelamento de fatura em até 24x: tenha mais flexibilidade para pagar a fatura do seu cartão.
Veja mais informações sobre o cartão de crédito Santander SX
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.