Resposta direta: Só expulsar está correta. Espulsar não é forma aceita na norma-padrão do português do Brasil.
| Forma | Uso | Exemplo |
|---|---|---|
| expulsarCorreta | Forma correta na língua geral. Usa-se para indicar o ato de pôr para fora, excluir ou banir. | O juiz decidiu expulsar o jogador da partida. |
| espulsarIncorreta | Grafia incorreta de expulsar na norma-padrão. |
Comparação rápida
expulsar
- Situação
- Correta
- Uso
- Forma correta na língua geral. Usa-se para indicar o ato de pôr para fora, excluir ou banir.
- Exemplo
- O juiz decidiu expulsar o jogador da partida.
espulsar
- Situação
- Incorreta
- Uso
- Grafia incorreta de expulsar na norma-padrão.
Só expulsar está correta. Espulsar não é forma aceita na norma-padrão do português do Brasil.
O verbo expulsar significa pôr para fora, excluir, banir ou fazer sair à força de um lugar, grupo ou instituição. A grafia com e inicial, espulsar, é um erro ortográfico relativamente comum, mas não é registrada como forma correta no uso geral culto.
expulsar: verbo
Uso: Forma correta na língua geral. Usa-se para indicar o ato de pôr para fora, excluir ou banir.
Pôr para fora; fazer sair; excluir de um grupo, instituição ou lugar; banir.
Exemplos:
- O juiz decidiu expulsar o jogador da partida.
- A escola pode expulsar o aluno em casos graves.
- Tentaram expulsar os invasores da área.
Por que surge a dúvida
A confusão entre expulsar e espulsar acontece porque, na fala rápida, algumas pessoas podem perceber ou reproduzir o início da palavra de modo impreciso. Na escrita formal, porém, a grafia consagrada é com ex-.
Esse padrão aparece também em palavras da mesma família, como expulsão e expulso, o que ajuda a confirmar a forma correta do verbo.
Erros comuns
Forma incorreta: espulsar
Forma correta: expulsar
A forma correta do verbo é expulsar, com ex-.
Forma incorreta: espulsão
Forma correta: expulsão
O substantivo da mesma família também se escreve com ex-.
Dica para não confundir: Se você lembra de expulsão e expulso, fica mais fácil lembrar do verbo: expulsar também se escreve com ex-.










