Para fazer o saque do dinheiro esquecido nos bancos e nas instituições financeiras de forma geral, o cidadão que tem interesse precisa entrar na nova plataforma do Banco Central do Brasil (BCB).
Nessa nova plataforma, há a possibilidade de visualizar que as consultas e as solicitações de resgates estão “temporariamente suspensas para aprimoramento“, de acordo com o que informa o próprio site oficial do Banco Central.

Nesse sentido, é importante salientar que aqueles que já fizeram a consulta inicial receberam uma data específica para voltar para o site de consultas dos Valores a Receber, que é o seguinte endereço: valoresareceber.bcb.gov.br.
Se não tiver realizado esse procedimento, é só entrar no site do valoresareceber.bcb.gov.br e fazer a consulta dos valores a receber com o uso do número do CPF (Cadastro da Pessoa Física) e da data de nascimento.
Mas atenção! Essa nova consulta somente poderá ser feita quando o Banco Central (BC) enfim abrir um novo período de consultas, o que pode acontecer muito em breve.
Lembrando ainda que, para consultar o dinheiro esquecido, é preciso ter acesso à conta gov.br, nos níveis de prata ou ouro.
Logo depois de fazer esse procedimento inicial, é necessário seguir o seguinte passo a passo.
- Entrar no site valoresareceber.bcb.gov.br na data que foi informada previamente
- Fazer o login
- Consultar alguma das seguintes opções: (1) valor a receber; (2) a instituição que deve devolver o valor e; (3) a origem do dinheiro esquecido
- Clicar na opção que diz o seguinte: “Solicitar por aqui“, para receber via PIX, ou na opção que diz: “Solicitar via instituição” para entrar em contato e combinar qual será a instituição de sua escolha e preferência
Valores a Receber tem novas regras – Veja quais são elas
O sistema dos Valores a Receber definiu algumas mudanças logo depois da conclusão da primeira fase de resgates. Então, nesse sentido, veja quais são essas novas regras dos valores a receber logo a seguir.
- A partir de então, não será preciso realizar nenhum tipo de agendamento. Dessa forma, o cidadão terá a oportunidade de pedir o resgate dos recursos logo no momento da 1ª consulta dos valores a receber
- O sistema passará a contar com novas informações que foram repassadas pelos bancos e pelas instituições financeiras em geral. Ou seja, aqueles que não tinham valores a receber na 1ª etapa devem consultar o Sistema por mais uma vez, uma vez que as informações serão atualizadas, e, com isso, podem haver novos recursos disponíveis
Como fazer o saque do dinheiro esquecido do Banco Central?
Logo depois de fazer a consulta inicial, veja logo abaixo como fazer o saque dos valores a receber.
- Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data previamente informada
- Fazer o login
- Consultar alguma das seguintes alternativas: valor a receber, a instituição que deve devolver o valor, e a origem do dinheiro esquecido
- Por fim, clicar na opção de “Solicitar por aqui“, para receber via PIX, ou na opção de “Solicitar via instituição” para entrar em contato e combinar qual vai ser a instituição financeira que será escolhida.