Profissional de logística: saiba como é a carreira na área

Se você busca por uma área de futuro próspero para se especializar, precisa saber como é a carreira de logística. Afinal, essa é uma das mais interessantes para o mercado nacional atualmente.

Para se ter uma noção, o setor de logística foi um dos que ajudou a salvar a economia nessa crise causada pelo novo coronavírus (ou pelo menos ajudou a diminuir o baque).

Com o aumento do número de clientes no setor de compras online (pelo menos 5,7 milhões de novos consumidores chegaram no segmento desde o início da pandemia), a logística terá uma importância cada vez maior no futuro próximo.

Mas como é a carreira de logística? Será que ela é uma boa opção para você? É o que veremos no artigo abaixo!

Como é a carreira de logística?

O primeiro ponto para se entender sobre a carreira de logística é que essa área é bem ampla e, em muitos casos, pouco definida. Na verdade, a logística compreende a área que tem como objetivo fazer o “meio de campo” para que as empresas possam funcionar e alcançar seus objetivos. A meta, portanto, é conectar fornecedores com o armazenamento, manter os estoques em alta, organizar o time de produção e, principalmente, facilitar a distribuição dos produtos para os clientes.

Talvez por causa dessa última parte, a logística ficou sempre muito marcada com a ideia de transporte. De fato, o frete dos produtos da empresa para seu destino é um fator essencial dentro da área de logística, especialmente quando falamos de e-commerces.

No entanto, essa é a apenas a face mais famosa da função. A Amazon, por exemplo, mostrou a importância de ter um excelente sistema de estoque e uma logística interna eficiente (mesmo que alvo de críticas justas) como fator competitivo no mercado.

Por causa disso, é seguro dizer que trabalhar na área de logística é como trabalhar no “marketing”: existe uma série de possíveis opções de cargo e você pode fazer muitas coisas diferentes.

Dessa forma, quem fizer um curso de logística grátis começará na carreira trabalhando em com as tarefas mais simples do setor, analisando inventários de mercadorias, ajudando na tomada de decisões e aplicando o fluxo de operações da empresa. Conforme o profissional se especializar e receber novos conhecimentos, poderá subir na carreira e se ocupar um cargo de maior responsabilidade na empresa. Além de deixar de ser um operacional, pode vir a se tornar alguém que toma decisões, como um diretor de compras.

O que é preciso para trabalhar na área?

Assim como em todas as outras áreas e atividades econômicas, é essencial ter algumas características básicas para se dar bem dentro do setor logístico. Abaixo, separamos algumas das características básicas para quem quer ser um bom profissional da área.

Organização

Uma boa cadeira logística, que traga resultados de maneira consistente e gere um real ganho de produtividade para a empresa, precisa de organização, mesmo que ela seja uma organização muito única. Para poder ser um bom profissional logístico, você precisará ser organizado e saber como gerenciar suas obrigações e a própria linha de logística da empresa.

Vontade de aprender

Uma das características básicas da área de logística é que ela está sempre mudando. A cada dia as empresas fazem novas ações e testam novos modelos. Por isso, um profissional da área precisa ter um sentimento de curiosidade e a capacidade de aprender sempre, fazendo experimentos ou simplesmente estudando os papers divulgados na área.

Ser bom em Matemática

Sabe aqueles tipos de problemas de matemática na escola com coisas como “Se um trem sai da Cidade A a 100 km/h e outro sai da Cidade B a 95 km/h, em quanto tempo eles se cruzam?”. Pois bem, trabalhar com logística é precisar resolver vários problemas do tipo.

Não só em relação a entrega dos produtos da empresa, mas também com o gerenciamento de estoque. Afinal, se sua companhia produz X itens em um mês e consome Y quilos de matéria-prima no período, em quanto tempo acabará o seu estoque?

Por isso, um bom profissional da área precisará ser bom em matemática. Não é necessário ter uma formação na área, claro, mas conseguir fazer contas do tipo em boa velocidade é essencial.

O que esperar do futuro no setor?

Uma das razões que faz com que seja vantajoso começar a estudar logística no momento é que essa área tem um futuro promissor. Afinal, ela desponta como um segmento de vital importância para as empresas.

O principal motor de crescimento para o setor logístico é realmente a migração das compras presenciais para o mercado online. Com isso, a logística ganha uma importância estratégica ainda maior do que tinha antes, já que ajuda as empresas a ter custo de frete inferior e conseguir mais vendas por causa disso.

E aí, aprendeu como é a carreira de logística? Agora é só deixar um comentário abaixo revelando se essa é uma boa área para você ou não!

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.