INEP divulga Edital e Cronograma do CELPE-BRAS 2020

Estrangeiros interessados em comprovar seu nível de proficiência em língua portuguesa, em 2020, podem consultar o cronograma; e todos os detalhes referentes ao exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) 2020.

Inscrições

As inscrições serão realizadas de 31 de agosto até o dia 11 de setembro, pela internet, com pagamento de taxa até o dia 14 de setembro.

Provas

As provas serão aplicadas no período de 8 a 11 de dezembro, em postos aplicadores no Brasil e no exterior.

Atendimento especializado

Os postos aplicadores credenciados, em parceria com o Inep, asseguram recursos de acessibilidade, aos participantes, que necessitam de condições especiais para realizar as provas do Celpe-Bras.

São garantidos recursos para baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, autismo, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Os interessados deverão apontar e comprovar sua necessidade durante o período de inscrições, anexando documento legível com nome completo, diagnóstico ou código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), com assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente no país de origem.

Locais de prova

O inscrito escolherá o posto aplicador de sua preferência durante a inscrição. Cabe ao coordenador de posto homologar as inscrições e; posteriormente, confirmar a data, o local e o horário para realização do exame.

Os participantes deverão acompanhar a homologação da inscrição e do local de prova no endereço . O local de prova de cada participante também será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado no mesmo endereço.

Provas e certificação

As provas são constituídas por uma parte escrita, que avalia a compreensão oral e escrita e a produção textual, por meio de tarefas redigidas em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia a compreensão e a produção orais da língua. A proficiência é avaliada a partir do desempenho do participante nas duas partes.

Para receber a certificação, o participante deve alcançar pelo menos o nível intermediário nas partes escrita e oral do exame. Caso seu desempenho seja diferente nas duas partes, prevalecerá o menor resultado. A certificação, com o respectivo nível de proficiência obtido, será disponibilizada pelo Inep por meio de certidão on-line, validada por protocolo eletrônico. O Inep não fornece certidão impressa.

Cronograma CELPE-BRAS 2020

  • Inscrições 31/8 a 11/9
  • Solicitação de atendimento especializado 31/8 a 11/9
  • Solicitação de tratamento pelo nome social 31/8 a 11/9
  • Pagamento da taxa de inscrição 31/8 a 14/9
  • Homologação pelo posto aplicador 31/8 a 18/9
  • Resultados das solicitações de atendimento especializado e tratamento pelo nome social A partir de 18/9
  • Recurso de solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social 21 a 25/9
  • Resultado do recurso de solicitação de atendimento especializado e tratamento pelo nome social A partir de 2/10
  • Aplicação da parte escrita 8/12 (manhã)
  • Aplicação da parte oral 8/12 (manhã) 9/12 (manhã e tarde) 10/12 (manhã e tarde) 11/12 (manhã e tarde)
  • Resultados Até 12/02/21

CELPE-BRAS

O Celpe-Bras é o exame brasileiro oficial para certificar proficiência em língua portuguesa e é coordenado pelo Inep, com apoio do Ministério da Educação e do Ministério das Relações Exteriores.

A aplicação é feita por postos credenciados pela autarquia, que são, obrigatoriamente, instituições ligadas ao ensino da língua portuguesa para estrangeiros – como instituições de educação superior, missões consulares, centros e institutos culturais.

O exame é aceito como comprovação de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de ensino superior, destinado a brasileiros e estrangeiros para ingresso em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil.

Demais informações estão disponíveis no Edital CELPE-BRAS 2020.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.