IFMA publicou concorrência e a homologação das inscrições do Processo Seletivo 2021

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) publicou a concorrência e relação das inscrições homologadas para o Processo Seletivo 2021, destinado ao ingresso nos cursos técnicos de nível médio para o ano de 2021.

O Instituto divulgou a concorrência geral e por curso do certame, que teve o registro de 35.148 inscrições, o que representa uma concorrência de 5,86 candidatos por vaga, a maior dos últimos cinco anos.

Recursos

De acordo com o Instituto, o prazo para interposição de recursos ao resultado da homologação das inscrições está aberto até às 23h59 do dia 12 de fevereiro, e será feito unicamente de forma eletrônica, com o envio de e-mail ao endereço acessodiscente@ifma.edu.br. Para que o recurso seja analisado, o texto do e-mail deve ter no mínimo as seguintes informações :

  • Nome completo do candidato;
  • CPF do candidato;
  • Número da inscrição do candidato;

Os argumentos para que seja reconsiderada sua inscrição.
Não serão aceitos recursos fora do prazo.

Caso o candidato possua algum documento que valide seus argumentos, poderá anexar também ao e-mail.

Resultado dos recursos

O parecer dos recursos será divulgado no site portal.ifma.edu.br. Após o resultado dos recursos, será homologada e divulgada lista com resultado final das inscrições no dia 22 de fevereiro.

Cursos mais procurados IFMA 2021

Os três cursos mais concorridos são dos campi São Luís – Centro Histórico e São Luís – Monte Castelo.

  • O de maior concorrência é o curso técnico em Processos Fotográficos (forma subsequente – vespertino), do Campus Centro Histórico, com 58,63 inscritos por vaga.
  • O segundo mais concorrido foi o curso técnico em Informática (forma integrada – matutino), do Campus Monte Castelo, com 45,80 candidatos por vaga.
  • O terceiro foi o curso técnico Guia de Turismo (forma subsequente – matutino), com 41,40 candidatos por vaga.

Sorteio eletrônico IFMA 2021

Conforme edital, a data programada para o sorteio eletrônico público das vagas será 24 de fevereiro (quarta-feira), o qual será realizado na sede da Reitoria do IFMA (localizada na Avenida Colares Moreira, nº 477, bairro Renascença, em São Luís), com transmissão ao vivo pelo canal TV IFMA no YouTube.

No dia do sorteio eletrônico, estarão disponíveis no Portal do IFMA as listas com o nome e tipo de vaga dos candidatos que tiveram a inscrição confirmada, que serão ordenados em uma lista de convocação para a matrícula, dentro do número de vagas estabelecidas no Edital. Será também ordenada a lista de excedentes, com o nome dos candidatos que poderão ser convocados para ocupar as vagas de possíveis desistências.

Demais informações podem ser conferidas por meio do site do Instituto.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.