FGTS 2021: como fazer o saque digital – passo a passo

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS disponibilizou uma plataforma para que os seus beneficiários possam fazer acessos online. E principalmente para os brasileiros que tem algum dinheiro retido nas suas contas ativas e inativas de FGTS e tem a intenção de movimentar o saldo sem precisar sair de casa, esta é uma grande oportunidade.

Afinal, a digitalização de processos, especialmente quando se trata dos benefícios sociais, foi um dos focos das ações do Governo Federal em 2020. E o mesmo deve acontecer neste ano de 2021, principalmente quando se considera que a crise sanitária não vai ser solucionada a curto prazo.

Anúncio

Sobre o aplicativo do FGTS

O aplicativo do FGTS é totalmente gratuito e está disponível para todos os dispositivos móveis que tenham o sistema operacional Android ou iOS (aparelhos Apple). E para ter acesso ao aplicativo, o beneficiário apenas precisa inserir o número do seu CPF (Cadastro da Pessoa Física) e criar uma senha de 6 (seis) dígitos numéricos. Feito isso, o trabalhador já vai conseguir ter acesso à todas as funcionalidades do app do FGTS. Simples assim.

Lembrando que a senha que deve ser criada no momento do primeiro acesso ao aplicativo do FGTS deve ser uma senha impessoal e intransferível. E principalmente por isso, esta é uma senha que não deve ser compartilhada com terceiros ou com desconhecidos.

Publicidade

Em nenhuma hipótese, o trabalhador deve compartilhar a sua senha do aplicativo do FGTS com outras pessoas, pois o simples compartilhamento desta informação já pode favorecer a ocorrência de fraudes e golpes. E para evitar passar por esse tipo de situação, o beneficiário deve guardar a sua senha apenas para si mesmo.

E no caso de o trabalhador ter esquecido a sua senha do aplicativo do FGTS, ele pode informar esta situação para uma agência de atendimento presencial da Caixa Econômica Federal e, dessa forma, recuperar o seu código de acesso à plataforma digital.

Anúncio

Solicitar o saque do FGTS pelo aplicativo – Como fazer

Ao acessar a primeira página do aplicativo FGTS, o trabalhador deve informar uma conta bancária da sua preferência para que o dinheiro possa ser assim transferido. Portanto, temos que a solicitação do FGTS pode ser feita diretamente do aplicativo, mas desde que existam as condições necessárias para solicitar este saque.

A solicitação de Saque do FGTS por meio do aplicativo pode ser feita para os trabalhadores brasileiros que se encontram nas seguintes situações:

Publicidade

Logo depois que for aprovada a solicitação de saque do FGTS, o montante vai ser depositado e vai estar disponível para transferências no prazo de até 5 (cinco) dias úteis, sem nenhuma cobrança de taxa para o trabalhador.

Funções autorizadas pelo aplicativo do FGTS

O aplicativo do FGTS autoriza uma série de outras funções que estão além do chamado Saque Digital das contas do fundo.

Anúncio

Estas demais funções são as seguintes:

Uma vez que já foram informados os dados bancários da conta em que o trabalhador deseja receber o seu benefício de FGTS, o Saque poderá ser feito por meio de um Caixa Eletrônico ou por meio do aplicativo do banco em que o beneficiário tem a sua conta e já utiliza normalmente.

Anúncio
Sair da versão mobile