Como usar o Aplicativo da Caixa do Auxílio Emergencial

A Caixa Econômica Federal é a principal responsável pelo auxílio emergencial atualmente, sendo ela quem recolheu os cadastros – em parceria com a Dataprev – e quem efetua os pagamentos das parcelas até o momento. Para que tudo aconteça da melhor forma possível para o governo e os cidadãos, a instituição lançou um aplicativo para o monitoramento do depósito das parcelas e para facilitar o saque.

A seguir, você confere como usar o aplicativo da Caixa do Auxílio Emergencial.

Anúncio

Para que serve o Aplicativo? 

O aplicativo desenvolvido pela Caixa, chamado como CAIXA TEM, tem o intuito de facilitar o acesso às parcelas do auxílio emergencial por parte do cidadão, para que ele consiga sacar da forma como preferir, efetuar o pagamento de contas e também realizar transferências.

Publicidade

Por meio do CAIXA TEM, o cidadão fica ciente do número da sua conta poupança social digital, pode descobrir quando a parcela cair em sua conta, quando ela estará disponível para saque e muito mais. Dentro do aplicativo você ainda pode recarregar o seu celular e gerar um cartão de débito virtual que pode ser usado para compras online, usando o saldo da sua parcela do auxílio.

É no CAIXA TEM também que os cidadãos realizam o processo para saque do auxílio, gerando o código necessário que deve ser apresentado nas lotéricas.

Anúncio

Quem pode fazer o Cadastro? 

O cadastro no aplicativo da Caixa pode e deve ser feito por todos aqueles que solicitaram o auxílio emergencial e foram aprovados. Aqueles que solicitaram, mas foram reprovados, por exemplo, ou o pedido ainda se encontra em análise, não podem efetuar esse cadastro. Isso porque, ao informar o seu CPF no aplicativo, ele busca no sistema do governo os benefícios que você recebe e consegue identificar se você teve ou não o Auxílio Emergencial aprovado.

Publicidade

Portanto, só baixe o aplicativo e se cadastre se o seu pedido já foi aprovado pelo governo.

Baixar o App e Cadastrar 

Anúncio

Se o seu pedido do auxílio emergencial foi aprovado, você pode baixar o aplicativo. Basta acessar a loja de aplicativos do seu celular e procurar por “CAIXA TEM”. Faça o download e, ao abrir o aplicativo, vá em “Entrar”.

É o seu primeiro acesso, portanto ao digitar o seu CPF, o sistema dirá que você não possui um cadastro e deve realizá-lo. Informe todos os dados que são solicitados e responda às perguntas referentes a sua vida laboral. Por fim, crie uma senha de letras e números para acessar o aplicativo sempre que desejar.

Anúncio

O aplicativo retornará para a página inicial onde você deverá ir novamente em “Entrar”, informar o seu CPF e a senha criada. Para entrar no aplicativo, você ainda pode ter que aguardar alguns minutos em uma lista de espera, mas logo em seguida tem acesso a todas as funcionalidades.

Como fazer o Saque do Auxílio Emergencial? 

Para realizar o saque do auxílio emergencial, você precisa ter um cadastro no CAIXA TEM e acessar o aplicativo. Mesmo que na data em que o dinheiro estiver disponível para saque, ela caia na sua própria conta normal do banco, pelo aplicativo você fica sabendo quando isso acontece, além de já poder pagar algumas contas de modo antecipado.

Para o saque, é preciso aguardar a data informada no aplicativo. No dia então, você pode selecionar a opção de saque sem cartão para que o sistema gere o código. Esse código deve ser apresentado na lotérica junto do seu CPF para que o dinheiro seja liberado. Em alguns casos, o dinheiro vai diretamente para sua conta poupança e o saque pode ser feito normalmente nas lotéricas.

Sair da versão mobile