Enem 2022: Veja o que fazer se apresentar sintomas da Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), divulgou material com informações referentes à aplicação e os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Por meio do documento, o Instituto traz orientações gerais sobre a Covid-19, com informações aos participantes a respeito dos procedimentos a serem adotados antes e durante o Enem.

Reaplicação Enem 2022

O participante que estiver com uma das doenças infectocontagiosas listadas no edital, dentre elas a Covid-19, não deverá comparecer ao local de aplicação para realizar o exame.

A reaplicação da prova poderá ser solicitada por meio da Página do Participante, em até cinco dias úteis após o último dia de prova, que será em 20 de novembro.

Se houver sintomas semelhantes aos da Covid-19 na semana anterior ou na véspera da aplicação, a orientação é para que o inscrito não compareça ao local de provas e solicite a reaplicação na Página do Participante.

No momento da solicitação, é necessário anexar um documento comprobatório da condição. O pedido, então, será analisado pelo Inep.

Se o diagnóstico ocorrer no dia da aplicação, o participante também deverá comunicar sua condição por meio da Página do Participante. A aprovação do laudo garantirá a participação na reaplicação, nos dias 10 e 11 de janeiro de 2023.

Além da Covid-19, as doenças listadas em edital são: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Documentos para solicitar reaplicação

O estudante deverá anexar documentos comprobatórios legíveis que comprovem a doença, os quais devem conter:

  • Nome completo do participante;
  • Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  • Assinatura e identificação do profissional competente, com respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde ou de órgão competente.

Recomendações

O Inep também ressalta que:

  • Não é necessário apresentar o comprovante de vacinação de prevenção à Covid-19 para realizar as provas do Enem 2022.
  • O uso da máscara é obrigatório, desde a entrada até a saída do local de provas, exceto para os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial, conforme previsto na Lei nº 14.019, de 2 de julho de 2020.
  • O participante pode levar um frasco de álcool líquido ou em gel, apesar de o produto ser disponibilizado em todas as salas.
  • Também é permitido usar luvas transparentes ou semitransparentes durante a realização das provas.
  • Todos esses equipamentos e itens de higiene próprios serão vistoriados.
  • É recomendado, ainda, que cada participante leve sua própria garrafa de água.
0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.