MEC divulgou Edital referente ao Sisu 2020

O MEC divulgou no Diário Oficial da União o edital do Sisu 2020, que seleciona estudantes pelas notas do Enem 2019, para diversas instituições públicas de ensino.

Sisu 2020: Inscrição

De acordo com o  Edital Sisu 2020, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada serão realizadas de 21 a 24 de janeiro de 2020.

Sisu 2020: cronograma

  • Inscrição: 21 a 24 de janeiro
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Matrículas: 29 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro

Quem pode fazer a inscrição no Sisu 2020?

Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2020, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019; e obteve nota na redação diferente de zero.

Como fazer a Inscrição para o Sisu 2020?

A inscrição para o Sisu 2020 será disponibilizada no site do MEC após a divulgação do Resultado do Enem 2019, que está previsto para 17 de janeiro de 2020.

A inscrição será realizada pelo CPF do candidato e com a última senha cadastrada no site do Enem. Veja como recuperar a senha do Enem.

Passo a passo

  • Ao efetuar a inscrição na página eletrônica do SiSU; o candidato deverá escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU.
  • Ao longo do período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos melhor classificados em cada curso; de acordo com suas notas obtidas na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
  • É realizada uma chamada regular; na qual os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição.
  • O candidato selecionado em sua primeira opção de curso não participa de possíveis chamadas posteriores; independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino para a qual foi selecionado. Por isso, o estudante deverá ficar atento aos prazos; pois se for selecionado em primeira opção, só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula; e não será convocado em chamadas seguintes.

Resultado Sisu 2020

O resultado do Sisu 2020 será divulgado no dia 29 de janeiro de 2020, no site do MEC.

Manifestação pela Lista de Espera

A manifestação pela Lista de Espera será no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2020, no site do MEC.

Quem pode participar da Lista de Espera?

Poderá participar da Lista de Espera, o candidato não selecionado na chamada regular, em nenhuma das suas duas opções de curso.

De acordo com o MEC, o estudante apto a participar da lista de espera poderá manifestar interesse, para a primeira ou segunda opção de curso, para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao Sisu.

0 comments… add one

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.