Auxílio Emergencial 2021: perguntas e respostas

Algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre auxílio emergencial 2021. A nova rodada de pagamentos está diferente daquilo que foi oferecido pelo Governo no ano de 2020.

Conhecer as novas regras do benefício é fundamental para que o beneficiário possa garantir o seu recebimento caso tenha direito.

Anúncio

Veja a seguir quais são as dúvidas mais comuns sobre o novo pagamento de auxílio emergencial!

1.      Qual o valor das parcelas de 2021?

O valor do benefício em 2021 vai variar de acordo com a composição da família de cada beneficiário.

Publicidade

Diferentemente do auxílio emergencial 2020, em 2021 só será pago auxílio para uma pessoa de cada família.

Por isso, a Caixa vai usar informações cedidas pelos próprios beneficiários, para definir quanto será o pagamento de acordo com a composição familiar, sendo:

Anúncio

2.      Serão quantas parcelas?

Ao longo de 2021, estão aprovados os pagamentos de 4 parcelas do auxílio emergencial. Que será pago mensalmente começando em abril.

3.      Posso me cadastrar?

Não! Algumas pessoas perderam o emprego no período entre o final do pagamento do auxílio emergencial 2020 e o início de pagamento do auxílio 2021.

Publicidade

Entretanto, esse novo auxílio só será pago para as pessoas que receberam em 2020, não contemplando esses profissionais que ficaram sem renda nesse meio tempo.

O aplicativo Caixa Tem não estará aceitando novos cadastros em 2021, apenas a atualização de dados dos já beneficiados.

Anúncio

4.      Quantas pessoas serão beneficiadas em 2021?

O número de beneficiários foi reduzido para 2021, assim como a verba disponível. A quantia será paga para 45,6 milhões de pessoas na nova rodada, sendo distribuído da seguinte forma:

5.      Como posso saber se irei receber?

A partir do dia 1 de abril, é possível consultar no site Dataprev ou no próprio aplicativo Caixa Tem a situação de seu benefício.

Anúncio

6.      O CPF precisa estar regularizado para receber?

Sim! Para que o recebimento seja realizado é preciso estar com o CPF em situação regular. Exceto aqueles que já são beneficiários do Bolsa Família.

Consulte a situação de seu CPF aqui. Caso exista algum problema com o CPF é possível regularizar através do site da Receita Federal.

7.      É preciso atualizar os dados no Caixa Tem?

Sim! A Caixa solicita que os usuários atualizem suas informações, com o objetivo de evitar fraudes nessa nova rodada de benefícios.

Entretanto, o banco também informou que não é obrigatório realizar a atualização. Caso o beneficiário tenha direito, ele irá receber o benefício mesmo que não tenha realizado a atualização.

8.      Fui aprovado, ainda posso perder o auxílio?

Sim! A Caixa irá analisar todos os meses se o beneficiário continua necessitando do auxílio. Caso seja identificado que conseguiu emprego ou que está recebendo de alguma outra fonte de renda, o beneficiário pode perder o auxílio emergencial sem que as 4 parcelas tenham sido pagas.

O objetivo do Governo é que o benefício seja distribuído para quem realmente tem necessidade e fraudes sejam evitadas.

9.      Tenho dívida na Caixa, meu auxílio pode ser retido?

O auxílio emergencial não pode ser retido pela Caixa ou outro banco escolhido para receber o valor.

A quantia pode ser usada para quitação de dívidas somente quando o beneficiário assim o desejar.

10. Tive o auxílio cancelado em 2020, posso receber na nova rodada?

Não! Quem teve o auxílio cancelado ao longo do ano de 2020, não está na parcela de pessoas que poderão receber a nova rodada do benefício.

Tendo em vista que, o auxílio só foi cancelado no ano anterior por alguma irregularidade que torna o beneficiário inelegível para a nova rodada.

11. Como será o pagamento para beneficiários do Bolsa Família?

Os beneficiários do Bolsa Família irão receber mensalmente, aquele benefício que tiver maior valor. Inclusive, o calendário de pagamentos do auxílio emergencial dos beneficiários do Bolsa Família já foi divulgado.

Caso o auxílio tenha valor superior ao Bolsa, os pagamentos mensais do benefício serão feitos durante os 4 meses e o usuário voltará a receber Bolsa Família normalmente quando o auxílio emergencial deixar de ser pago.

Cartão de Crédito Sem Anuidade

Muitos trabalhadores estão procurando cortar gastos. E uma das formas de economizar é utilizar um cartão de crédito fornecido por algum banco que não cobre taxa mensal para uso. Veja uma sugestão abaixo:

Santander Free

Acumulando R$100 em compras com o Cartão Free Santander na função crédito em cada fatura, você fica livre da anuidade. Saiba quais são os benefícios desse cartão:

Ficou interessado? Leia mais sobre o Cartão Santander Free.

Sair da versão mobile